O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/09/2015

Antonio Barros e Cecéu

Artistas paraibanos consagrados. A dupla se transformou num paradigma da cultura popular brasileira. Formam uma parceria no trabalho musical e no amor.
Data de publicação: setembro 8, 2015

Antonio Barros Silva – “Antonio Barros”

Naturalidade: Queimadas – PB

Nascimento: 11 de março de 1930

 

Mary Maciel Ribeiro – “Cecéu”

Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 02 de abril de 1950

 

Atividades artístico-culturais: Cantores e compositores.

 

Quando Antonio Barros e Cecéu se encontraram em 1971, formaram uma parceria no trabalho musical e no amor. Eles passaram a compor juntos e se tornaram um casal de sucesso. Levantando a bandeira de uma forte expressão artística no companheirismo do dia-a-dia. A dupla se transformou num paradigma da cultura popular brasileira. Nesse decorrer de vida artística são mais de setecentas obras gravadas pela maioria dos intérpretes brasileiros, alcançando popularidade até no exterior. Suas músicas foram gravadas na Itália, Espanha, Portugal e Israel.

As canções: Homem Com H, Por Debaixo Dos Panos, Bate Boração, como também as famosas Procurando Tu, Casamento Da Maria, Sou O Estopim, Amor Com Café, Forró Do Poeirão, Forró Do Xenhenhém, Óia Eu Aqui De Novo são algumas das canções que fazem parte do acervo de músicas autorais dessa dupla e que foram gravadas por expressivos nomes da MPB como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alcione, Ivete Sangalo, Fagner, Gal Costa, MPB-4 e os saudosos Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês.

Esses artistas consagrados fazem parte da realidade e da história da música paraibana e conseguiram romper a regionalidade sem perder o sotaque. Eles residem na cidade de São Paulo desde 1995. O casal apresenta seus shows com classe e charme através de seus inúmeros sucessos.

Antônio Barros enfatizou que “A História e a Música de Antonio Barros e Cecéu se mantém sempre em atividade, exemplo disso, é encontrar regravações e releituras de nossas músicas feitas por uma nova geração de artistas, não somente de artistas regionais, mas muitas vezes de artistas pops e DJs de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que constantemente estão cultivando a nossa obra”.

Fontes:

http://www.luizberto.com/a-coluna-de-raimundo-floriano/antonio-barros-e-ceceu-casal-nota-dez-do-forro

http://www.letras.com.br/#!biografia/antonio-barros-e-ceceu

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *