Município: João Pessoa-PB
Surgimento: 2015
Instagram: https://www.instagram.com/bandaavuo
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC5TFi_GC-PMk58P7lD1pthg
A Banda Avuô é um grupo formado por pífanos e percussão de pau e corda, composto por cinco músicos, pesquisadores e produtores da cultura popular – Elinaldo Braga, Lucas Wanderley, Betinho Lucena, Renato Oliveira e Renan Rezende. Surgiu em 2015 na cidade de João Pessoa inspirada nas tradicionais bandas cabaçais do sertão e cariri da Paraíba e Pernambuco, com o objetivo de valorizar, incentivar e difundir a cultura cabaçal.
O grupo tem se dedicado à realização de diversas atividades com propostas diferenciadas, que incluem a pesquisa de campo e o intercâmbio com mestres(as) pifeiros(as); oficinas pedagógicas de produção e musicalização através do pífano; intervenções espontâneas em feiras livres e demais espaços urbanos e rurais; além de participações em congressos, festivais, encontros e demais eventos relacionados à cultura popular e à música dos pífanos.
A Banda foi premiada no I Festival de Música da Paraíba (Jan/2018), alcançando o terceiro lugar com a canção “Sopro da Loca”, uma homenagem à mestra pifeira Zabé da Loca. Em março do mesmo ano, a banda se apresentou no VII Festival Brasileiro de Música de Rua, realizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Em parceria com a Orquestra Filarmônica Jovem da Universidade Federal da Paraíba, a banda realizou diversas apresentações nos anos de 2018 e 2019, com arranjos próprios para banda cabaçal e orquestra sinfônica. Em maio de 2019, o grupo foi novamente selecionado para o II Festival de Música da Paraíba, dessa vez com a música Balançando a feira, uma homenagem ao mestre Jackson do Pandeiro. No mês de setembro de 2019, a banda fez show no Jacumã Jazz Festival, realizado na cidade de Conde, Paraíba.
No carnaval de 2020, a Banda Avuô idealizou e coordenou o Bloco de Pife Parahyba, pensado como forma de agregar pifeiros e pifeiras, instrumentistas, percussionistas e brincantes que acompanham e participam das intervenções da banda. Atualmente o grupo se prepara para o lançamento do seu primeiro disco, inteiramente composto por canções e composições próprias.
Renan Rezende em entrevista para Larissa Maia