O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/08/2018

Banda-fôrra

Formada pelos músicos Guga Limeira, nos vocais, Ernani Sá e Hugo Limeira, nas guitarras, Matteo Ciacchi, no baixo e o jovem Lucas Benjamin na bateria, a Banda-Fôrra surgiu em 2014 e buscou inspirações na história do Brasil para compor o nome.
Data de publicação: agosto 4, 2018

Naturalidade: João Pessoa – PB

Surgimento: 2014

Gênero Musical: Indie rock, Rock Alternativo, MPB, Pop

Facebook: https://www.facebook.com/bandaforra/

Instagram: https://www.instagram.com/banda.forra/

Site: https://banda-forra.bandcamp.com/

E-mail: banda.forra@gmail.com

 

Formada pelos músicos Guga Limeira, nos vocais, Ernani Sá e Hugo Limeira, nas guitarras, Matteo Ciacchi, no baixo e o jovem Lucas Benjamin na bateria, em substituição à Lue Maia, a Banda-Fôrra surgiu em 2014 e buscou inspirações na história do Brasil para compor o nome. Banda-fôrra era como se chamavam as pessoas filhas de mãe escrava e pai branco.

O primeiro trabalho da banda veio logo em seguida, o EP homônimo foi lançado um ano depois da formação do grupo. “A produção do EP foi bem peculiar, a gente alugou um estúdio e ficava cerca de sete horas lá dentro, arranjando as músicas, a madrugada inteira. Mas para o “Trilha”, é mais pensado, a gente sentou e debateu as coisas, de forma que as músicas são menos laboratoriais do que as do EP”, explica Hugo Limeira sobre o novo trabalho da banda.

O processo de composição do primeiro álbum da Banda-Fôrra passou por etapas de influências nacionais e internacionais, além de parcerias com artistas locais, que contribuíram – mesmo indiretamente – com a formação da identidade do álbum.

“Esse trabalho novo foi feito escutando várias coisas, várias músicas, em busca de um ideal. Diferente do EP, em que tocamos de forma mais visceral, o que vinha de dentro, com uma ideia no ar do que a gente gostava e acompanhava, no disco tentamos achar nosso espaço a partir de coisas que a gente gosta de ouvir”, diz o baixista Matteo Ciacchi.

Na sonoridade da banda é possível perceber traços claros da música nordestina, do rock alternativo, psicodélico, pop e como a própria banda diz, até do português arcaico, “assim como o nome do grupo, termo atribuído aos nascidos de pai branco com mãe negra escrava, e por isso, possuidores de apenas metade de sua liberdade.”

As referências variam de bandas como Tame Impala, Homeshake, Mac Demarco, passando pelos clássicos Clube da Esquina, Caetano Veloso, Milton Nascimento e até mesmo artistas locais como caso da banda pernambucana Tagore e os paraibanos do Musiclube, que entre os nomes estão Chico César, Totonho, Adeildo Vieira, entre outros.

“Temos parcerias nas letras também, até de forma indireta. No caso da música ‘Trilha Sonora’, que foi a mais difícil de sair, ela tinha a harmonia pronta, eu pedi para Jonathas Falcão, o Seu Pereira, para ele colocar uma letra, ele fez e eu até de forma atrevida descartei, mas tem um pouquinho dele na canção e eu gosto sempre de dedicar a música para ele nos shows, pelo carinho em nos acolher”, diz o vocalista, que assina a maioria das letras.

O grupo registra em seu currículo importantes palcos a exemplo do Festival Mundo, Hacienda Festival, Campus Festival, Bar do Zé (Campinas/SP) e Asteróide Bar (Sorocaba/SP), além de terem dividido o palco com nomes como Nação Zumbi, Boogarins, Tono, Carne Doce, Anjo Gabriel e Glue Trip.

 

Fontes: https://g1.globo.com/pb/paraiba/musica/noticia/banda-forra-fala-sobre-primeiro-album-e-lanca-musica-inedita-no-som-nascente.ghtml

http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2018/01/18/banda-forra-trilha/

https://www.bigdiadamusica.com.br/banda-forra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *