O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/08/2016

Caminhos do Frio – Rota Cultural

É o evento mais aconchegante da Paraíba. O roteiro cultural reúne os municípios: Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande.
Data de publicação: agosto 4, 2016

Região: Brejo Paraibano.

Como Chegar: A principal via de acesso ao Brejo (saindo de João Pessoa) se dá pela BR-230. A rodovia é duplicada e disponibilizam serviços como postos de gasolina, restaurantes, e lanchonetes. As nove cidades envolvidas neste projeto ficam localizadas em um raio de aproximadamente 130 km de João Pessoa

Aérea: A Região também é atendida pelos aeroportos Internacional Presidente Castro Pinto, localizado no município de Bayeux, distante a 8 km do centro de João Pessoa, e o João Suassuna, em Campina Grande. Outra opção é viajar de ônibus de linha.

Realização do evento: Julho, agosto e setembro.

Municípios: Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

A primeira cidade a receber o roteiro é Areia, de 4 a 10 de julho. O tema do evento no município é “Frio, Cachaça e Arte”.

Em seguida, a programação acontece em Pilões, de 11 a 17 de julho, sob o tema “Flores, Cultura e Arte”.

Remígio realiza sua programação de 18 a 24 de julho, com o tema “Cultura e Agroecologia na Serra”.

Solânea recebe o roteiro de 25 a 31 de julho. O tema do evento é “Memorial de Fé, Arte e Cultura”.

A quinta cidade é Serraria, que tem programação de 1º a 7 de agosto. O tema no município é “Natureza, Seresta e Engenhos”.

Bananeiras é o próximo município do roteiro, com o tema “Aventura e Arte na Serra”, de 8 a 14 de agosto.

Matinhas tem o tema “Laranja, Arte e Cultura”, com programação de 15 a 21 de agosto.

A próxima cidade do roteiro é Alagoa Nova, com o tema “Festival da Galinha e da Cachaça”. A programação vai de 22 a 28 de agosto.

O roteiro chega ao fim em Alagoa Grande, de 29 de agosto a 4 de setembro. O tema do município é “Rota Cultura Jackson do Pandeiro”.

Organização: Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, com apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae, Atura (Associação Turística Cultural e Rural de Areia) e Prefeituras dos municípios participantes do Festival.

O Roteiro Cultural Caminhos do Frio – Rota Cultural reúne nove cidades do Brejo Paraibano e está inserido nos roteiros Caminhos dos Engenhos e Roteiro Nacional Civilização do Açúcar, que integra três roteiros do interior da Paraíba e dos estados de Pernambuco e Alagoas. O evento é realizado na estação de inverno, tendo como características as baixas temperaturas.

Caminhos do Frio é o evento mais aconchegante da Paraíba, e consiste em contemplar o clima frio da Serra da Borborema, localizada a uma altitude de 550m. Durante os meses de julho, agosto e setembro, o clima nesta região fica em média de 12 graus.

A programação é bastante diversificada e valoriza a cultura local, com o turismo voltado à gastronomia, artesanato, teatro, passeios em trilhas ecológicas e cachoeiras, passeio ciclístico, além de vários shows com atrações locais, que busca a valorização destes artistas. Na programação destacam-se ainda oficinas, exposições, feiras, festivais regionais, cursos, apresentações culturais e atrativos históricos.

Entre as novidades da edição de 2016 está o “Serenateando”, uma serenata pelas ruas de Bananeiras, com parada nos restaurantes que estão apoiando essa programação cultural. Também foi incrementada com o lançamento da Rota Gastronômica do Brejo, que irá apresentar a riqueza da gastronomia regional das cidades que integram o mais importante evento do inverno paraibano. É uma ótima opção para quem gosta de curtir um clima frio e degustar uma boa comida.

A ideia do roteiro surgiu a partir de uma gestão pública local, que tinha por objetivo unir as potencialidades de seu município aos dos demais da região, de forma a resgatar e valorizar a cultura brejeira.

Durante a realização da Rota Cultural – Caminhos do Frio, a estimativa dos organizadores do evento é que 3,5 mil pessoas circulem pelo Brejo Paraibano. Isso tem fortalecido a região como produto turístico e gerado renda para os municípios. Outro fato importante é que o número de leitos disponíveis tem aumentado ano a ano.

Fontes:

http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/18151/1/SueniaFSG_DISSERT.pdf

http://www.luizcarlospb.com.br/2015/07/caminhos-do-frio-tem-datas-definidas-e.html

http://www.portals1.com.br/caminhos-do-frio-puxa-alta-de-leitos-na-paraiba/

http://diariodoturismo.com.br/festival-caminhos-do-frio-chega-nesta-segunda-feira-20-em-piloes-a-cidade-das-flores/

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/07/caminhos-do-frio-chega-piloes-no-brejo-da-pb-nesta-segunda-feira.html

http://g1.globo.com/pb/paraiba/musica/noticia/2016/06/caminhos-do-frio-2016-no-brejo-da-pb-divulga-programacao-completa.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *