Naturalidade: Natal-RN/ Radicada em João Pessoa – PB
Nascimento: 17 de novembro de 1999
Atividades artístico-culturais: Intérprete e musicista.
E-mail: carolbenigno_2@hotmail.com
Telefone: (83) 98175-9989
Ruthe Carolina da Cunha Benigno começou sua trajetória no âmbito da música bem cedo, desde muito pequena já tocava flauta e aos 10 anos ganhou sua primeira sanfona. A partir daí começou a estudar música através de aulas particulares e a participar de projetos em sua cidade natal. Na tentativa de descobrir novos caminhos, ao cursar Controle Ambiental no IF de sua cidade, soube da existência do curso de Licenciatura com habilitação em acordeon da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Durante o período de adaptação a cidade, em que foi aluna de um projeto de extensão, foi incorporada no mesmo período como novo membro da Orquestra Sanfônica. Mudou-se de vez para João Pessoa no segundo semestre de 2017, já tendo um conhecimento a cerca da cidade. Aqui participou de alguns shows como Dos Fulano, Nina Ferreira etc.
Hoje conta com seu próprio grupo de chorinho e forró intitulado de Sarau de Bolso, composto por sanfona, bandolim, percussão e violão de seis ou setecordas.
Fazem parte do grupo: Carol Benigno (sanfona); Diego Alexandre (bandolim); Cledinaldo Júnior (violão) e Zé Silva (percussão/pandeiro/zabumba).
Apresentam-se às sextas-feiras na Feira Orgânica da UFPB, e, além disso, contam com apresentações em ‘A Budega Arte Café’, ‘Casa Núcleo’, entre outros lugares.
A influência do forró vem de berço, com sua família, que incentivava o gosto por esse ritmo nordestino tanto dentro da própria casa- com a realização de um arraia promovido pelos seus pais-, quanto fora, ao frequentar eventos onde o forró predominava.
Suas influências vão desde o forró pé de serra com Luiz Gonzaga e Dominguinhos, a Jackson do Pandeiro, Lucy Alves com o Clã Brasil, Oswaldinho do Acordeon, Luizinho Calixto, Chico César e tantos outros.
Seus gostos vão desde o forró até o rock autoral, música afro, samba, choro, jazz etc.
Além da música, participou de projetos como o ‘Poesia Pé de Rua’ em Rio Grande do Norte, onde declamava poemas em espaços públicos.
Fontes:
Entrevista – Carol Benigno