Município: Campina Grande-PB
Criação: Março de 2019
Instagram: https://instagram.com/coletivocompor?igshid=1rn07u29lw7lq
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCky0Vop1bX0zBWGKkheE03A
Facebook: https://m.facebook.com/profile.php?id=100035802522530
O Coletivo Compor é um coletivo de compositores da cidade de Campina Grande (e proximidades). Surgiu em Março de 2019 como forma de representação identitária dos muitos que se dedicam à arte da criação musical e funciona como um facilitador da visibilidade individual e coletiva, da valorização dos artistas e de seu trabalho e de ações em prol de causas pertinentes.
Idealizado por Jéssica Melo, o Coletivo promove ações e construções conjuntas, sendo aberto para novos integrantes por meio de preenchimento de formulário (link na bio do Instagram @coletivocompor) e no momento, conta com a participação de 24 compositores.
Compositores Integrantes:
Aderruan Vieira @tralhas_internas
Ari Rodrigues @arirodrigues67
Arthur Matias @arthurmatiasmusic
Bodão @bodao_ferreira
Breno Felipe @breno.feli
Caio César @ca1oc
Daniel Santiago @daniel_santiago_barroso
Gabriel Caminha @gabrielcaminha_oficial
Hugo César @cesarhugoc
Jéssica Melo @autoraljessicamelo
Lua Alves @alvesdelua
Lucas Barreto @lbarretomoura
Lucas Emanuel @lucasemanuelbs
Manoel Lima @manoellima.96
Mumuka @samuel.mumuka
Pedro Mota @mota.pedromota
Romero Coelho @romerocoelho
Savanna Aires @savannaires
Sócrates Gonçalves @socratesgoncalves
Thalita Oliveira @oliveira_thalita
Tiago Sotero @tiagosoteropb
Toninho Borbo @toninho_borbo
Victor Lima @victorlima_v
Will @willames.diniz
Inicialmente, o Compor realizava noites autorais na Casa Paisà, com apresentação dos integrantes do coletivo, as quais contaram também com apresentações de convidados, a exemplo de Os Gonzagas (JP), Quadrilha (JP), Avoada (PE), Titá Moura (JP) e Chico Limeira (PE).
No ano de 2020, foi realizado o show “Por elas” pelo projeto Cambada da Fundação Espaço Cultural (Funesc) no Cine São José.
Durante o período de isolamento, o grupo realizou o “Quarentardes”, lives individuais e conjuntas entre os integrantes, e também deu continuidade às noites autorais, em lives com apresentações individuais.
Atualmente realizam o projeto “compor sem fronteiras”, que promove encontros e trocas virtuais entre os que integram o coletivo e artistas que admiram (de qualquer localidade). Já participaram artistas que residem em vários estados, como na Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Roraima além de uma conexão internacional Brasil – Uruguai.
Em breve o coletivo também lançará um projeto de financiamento coletivo para construção de um álbum com canções construídas de forma coletiva.
Fonte: Jéssica Melo em entrevista para Larissa Maia