O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/08/2015

Espaço Cultural José Lins do Rêgo

É uma obra arquitetônica referencial em todo o país. Foi construído para concentrar iniciativas culturais. Está aberto ao público para visitação todos os dias das 8h às 22h.
Data de publicação: agosto 19, 2015

Município: João Pessoa-PB

Localização: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800-Tambauzinho.

Ano de construção: 1982

Ano de reforma/revitalização/modernização: 2014

Contatos: (83) 3211.6204 / 6202

Site: http://funesc.pb.gov.br/

O Espaço Cultural José Lins do Rêgo, sede da Fundação Espaço Cultural (FUNESC) é um Complexo Cultural e Centro de Convenção.  Foi inaugurado no ano de 1982, no Governo Tarcísio de Miranda Burity. É uma obra arquitetônica referencial em todo o país. Foi construído através do projeto desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Bernardes.

O Equipamento Cultural tem em suas características uma arquitetura moderna. Foi considerado o primeiro exemplar em estrutura metálica da capital paraibana. A obra possui forte caráter monumental e simbólico; na sua construção valoriza a expressão plástica e a capacidade funcional dos materiais utilizados. A arquitetura reforça o caráter contemporâneo e racional de utilização dos espaços, entre outros aspectos.

A estrutura revestimento e vedação tiveram marcas da “Tecnologia e Regionalismo”, onde apresentam além da armação metálica, pilares reforçados, grandes vãos de concreto armado e madeira laminada. A área conta com ventilação acústica e iluminação, integrando o interior e o exterior, possibilitando acessibilidade. O projeto foi considerado polêmico, devido sua dimensão e complexidade.

Na sua estrutura geográfica o Espaço Cultural foi construído em declividade, numa quadra de aproximadamente 48.000m² (350m x 140m) – circundada pelas ruas Severino Alves Aires (a norte), Governador José Gomes da Silva (a Sul), Wandick Figueiras (a Leste) e Deputado Jáder Medeiros (a Oeste).

A cobertura do espaço é “Única”, e foi denominada de “Asa Branca”. No Núcleo Central um repositório dos conhecimentos “Como se faz às sementes para germinar: junto a terra”. Subsolo . . “entre a Asa Branca e o chão” Térreo e Mezaninos.

Na sua estrutura existem vários preceitos da arquitetura moderna: Planta livre, comunicação interior-exterior, aberturas horizontalizadas, simplicidade volumétrica, racionalidade etc. A estrutura, elemento forte e quase sempre um destaque nos projetos do arquiteto Sérgio Bernardes, é mais uma vez ressaltada no projeto da Funesc.

O Espaço Cultural com uma área total de 22.978 m² é um local bem diversificado e abriga: O Centro de Convenções e Feiras de João Pessoa, que conta com uma infra-estrutura adequada ao turismo de negócios. São 6 espaços que se dividem em: praça, teatro, galeria de artes, museu – O Museu José Lins do Rego, cinema, sendo um de arena, galeria de arte, auditórios, salas de apoio, área de serviço, comercialização e coquetel, dois grandes mezaninos para exposições e uma praça coberta com capacidade para abrigar até 15 mil pessoas.

No Espaço Cultural destacam o Teatro Paulo Pontes pode não ser o maior, mas, com certeza, é um dos principais teatros de João Pessoa. O teatro é   palco de vários espetáculos: Apresentações das artes cênicas, shows, danças, e outros. O local é organizado com ambiente agradável.

O Espaço também apresenta um imenso planetário. Pioneiro no Nordeste e fica dentro do espaço na cúpula de 12,5 m de diâmetro, a Zeiss SpaceMaster projeta 6.000 estrelas e 78 constelações; além do Sistema Solar, Galáxias nebulosas, o Céu de qualquer lugar do mundo e as quatro estações do ano. O Planetário é uma das maiores atrações do lugar, no qual, atrai grande quantidade de pessoas que buscam observar o Sistema Solar e também o Céu de toda a parte do planeta.

Em 2014 O Espaço cultural foi reformado, recuperado e modernizado pelo Governador Ricardo Coutinho e foi investido um total de R$ 49 milhões de reais, oriundos do Tesouro do Estado. “O Espaço Cultural está renascendo, mas todas as características originais foram mantidas”, Ressaltou Ricardo Coutinho.

Apesar das inúmeras modificações que o Espaço Cultural já passou ao longo de mais de 30 anos os traços e características implantadas por Bernardes foram preservadas. Porém uma das principais alterações que o público poderá perceber é a transformação do antigo Cine Bangüê em Sala de Concertos. Um novo cinema, com tecnologia digital, está sendo concluído na área que antes abrigava a pista de patinação.

A biblioteca passou por melhorias estruturais com a renovação das instalações elétricas, nova pintura e acabamento. As cabines de estudo foram restauradas e também receberam tratamento acústico e ponto de internet que proporcionam mais conforto e concentração aos usuários. Além da reforma física; o acervo com mais de 100 mil livros são de publicações datadas da época do descobrimento do Brasil.

O fluxo de visitantes é estimado em 600 pessoas por dia. A capacidade da biblioteca acomoda 300 pessoas de uma única vez distribuídas nas mesas dispostas no salão e nas 36 cabines de estudo individual, de duplas e de grupos. E passou por higienização específica.

A FUNESC é um complexo construído para concentrar iniciativas culturais e sua estrutura proporciona condições adequadas para diversas atividades no campo cultural, sejam elas cursos de dança e música, ensaios da orquestra sinfônica e festivais de arte, além das escolas de música e dança permanente.

O Espaço Cultural Está aberto ao público para visitação todos os dias das 8h às 22h. Os shows, peças, exposições e espetáculos são sempre anunciados na mídia. Possui acesso fácil de ônibus, podendo chegar ao local por qualquer linha que passe pela Avenida Epitácio Pessoa.

Funesc/Redes Sociais:

Facebook:facebook.com/funescgovpb

Twitter:twitter.com/funescgovpb

Instagram: instagram.com/funescgovpb

Soundcloud:soundcloud.com/funescgovpb

 

Fontes:

http://www.portal25horas.com.br/presidente-da-funjop-mauricio-burity-elogia-reforma-do-espaco-cultural/

https://coneeqjp.wordpress.com/category/geral/

http://www.overmundo.com.br/guia/pb-espaco-cultural-jose-lins-do-rego

http://roteirosdejoaopessoa.blogspot.com.br/2013/03/espaco-cultural-jose-lins-do-rego.html

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/06/biblioteca-publica-do-espaco-cultural-reabre-em-joao-pessoa.html

http://www.lppm.com.br/sites/default/files/registro_de_obras/1982-Espa%C3%A7oCultural-JP.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *