O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/09/2015

Juazeirinho

A região onde se encontra a atual cidade de Juazeirinho fazia parte das sesmarias dos Oliveira Ledo, que desbravaram o Cariri e o Sertão Paraibano.
Data de publicação: setembro 14, 2015

Localização: Microrregião do Seridó Oriental Paraibano

Limites geográficos municipais: Tenório e São Vicente do Seridó (norte), Santo André e Gurjão (sul), Soledade (leste) e Assunção (oeste)

Área territorial: 463.8 km

População – IBGE/2010: 16 776 habitantes.

Gentílico: Juazeirinhense

Distância da capital João Pessoa: 209 km

Acesso a partir de João Pessoa: BR 230

Data da emancipação política: 25 de julho de 1913

Configurações geomorfológicas: O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro a delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Altitudes: 554 m

Vegetação: Predominantemente Caatinga,

Hidrografias: o município é recortado por rios intermitentes situados na Bacia do Paraíba, seus principais tributários são os Riachos: Juazeiro, Salgadinho, Medeiros, Mendonça, Mucutú e Seridozinho.

Economia: Assenta-se basicamente, na agricultura de subsistência, pecuária, a extração de minério e o comercio local.

História do município: A região onde se encontra a atual cidade de Juazeirinho fazia parte da sesmaria dos Oliveira Ledo, que desbravaram o Cariri e o Sertão Paraibano. Em 1753, Ana de Oliveira, irmã de Teodósio de Oliveira Ledo, fixou sua residência na fazenda de nome Joazeiro, conforme informações do Sr. Wilson Seixas, que extraiu do livro de notas nº 8, do Cartório do 1º Ofício da Comarca de Pombal, procuração que lhe facultava o direito de herdeira. A sua presença foi marcante, existindo ainda hoje a fazenda que preserva, após mais de dois séculos, o seu nome fazenda Ana de Oliveira.

A fazenda Juazeiro, de propriedade de Henrique Ferreira Barros, um dos fundadores, e outra fazenda, de Carlos Francisco da Cunha, que serviram de marcos inicial para o povoamento do lugar; além das poucas propriedades existentes.  E o resto das terras devolutas, pouco a pouco, foram sendo habitadas por colonos que fixaram residência, trazendo suas famílias, seus hábitos e seus costumes.

Inicialmente, formou-se um pouso de tropeiros, onde se abrigavam os almocreves, em suas idas e vindas, entre o sertão e Campina Grande, tornando-se parada obrigatória.

Turismo: A cidade possui belas igrejas, destino da maior parte do público que visita a cidade.

Costumes e festas populares: Festa da emancipação política da cidade, paixão de cristo, São João.

 

Fontes:

https://www.facebook.com/Juazeirinho.PB/photos_stream

https://www.flickr.com/photos/egbertoaraujo/9728131710/in/album-72157629748848423/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *