Localização: Microrregião do Litoral Norte.
Distância da capital João Pessoa: 96,6 km
Acesso a partir de João Pessoa: Rodovia BR-101
Limites geográficos municipais: Limita-se ao Norte e leste: Jacaraú. Sul: Curral de Cima. Oeste: Lagoa de Dentro. Nordeste: Caiçara.
Área territorial: 73.362 km²
População – IBGE – 2010: 5.765 habitantes.
Gentílico: Pedroregense.
Data da emancipação política: 29 de abril de 1994
Altitudes: 80 m
Clima: Tropical Chuvoso com verão seco
Configurações geomorfológicas: Grupo Seridó (s): xisto, quartzito, mármore e rocha calcissilicática. Depósitos flúvio-marinhos (fm): depósitos indiscriminados de pântanos e mangues, flúvio-lagunares e litorâneos ENb. Grupo Barreiras (b): arenito e conglomerado, intercalções de siltito e argilito. Depósitos colúvio-eluviais: sedimento arenoso, areno-argiloso e conglomerá. Complexo Serrinha-Pedro Velho: ortognaisse tona líticotrndhjemítico a granítico migmatizado e migmatito (2189 Ma U-Pb).
Vegetação: Predominante do tipo floresta subperenifólia, com partes de floresta subcaducifólia e cerrados/floresta.
História do município:
As origens do município datam do século XIX, quando ainda povoado passou a ser conhecido com o nome de “Retiro”. Em 28 de dezembro de 1932 com a chegada a localidade do Senhor Pedro Régis e que, com o passar dos anos, foi tomando gosto pela localidade adquirindo, inclusive, várias propriedades rurais já com intuito de ali fixar residência; nesta época, começou então a fase de expansão do povoado; no entorno da região e em suas localidades já haviam moradores, entre eles José Neco, Francisco Lourenço, José Rosendo, José Luiz entre outros e, nas terras pertencente a Pedro Régis, iniciou-se os primeiros desenvolvimentos da localidade, isto aconteceu ainda por volta de 1932.
Anos seguintes, foi erguida em suas terras a primeira igreja em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, hoje Igreja Matriz. No seu entorno começaram a surgir inúmeras construções que foram se edificando ao longo dos anos tornando cada vez mais urbano o então povoado de “Retiro”. Em 1994, Retiro foi reconhecida como município. Em 16 de dezembro de 1995, é que foi denominado com a toponímia de Pedro Régis.
Turismo: O segmento é pouco desenvolvido na região.
Eventos regionais: Festa de emancipação política (mês de abril). Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima (mês de novembro).
Fontes:
http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/PEDR136.pdf
http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=251272
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_R%C3%A9gis
http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-pedro-regis.html