Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividades artístico-culturais: Artista multimídia, roteirista e diretora teatral.
Formação artístico-educacional: Graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1997); especialização em Arte, Educação e Sociedade pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa/CINTEP (2013), João Pessoa/PB; e Mestranda no Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes também na Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
Atividades – Exercício profissional: Exerce o cargo de Diretora de Artes Cênicas na TV Universitária da UFPB, na capital paraibana. Coordenadora da Unidade de Produção Audiovisual/UPA, onde atua na área de produção audiovisual para crianças e adolescentes, como produtora, roteirista, desenhista, diretora, apresentadora e atriz. Também coordena o grupo de estudos em teledramaturgia da TV Universitária (UFPB). Ela participa do Engenho Imaginário Produções Artísticas – associação sem fins lucrativos, realizando atividades relacionadas à dramaturgia, direção cênica, atuação e formação, nas áreas de teatro, dança, circo, contação de histórias, artes visuais, cinema e televisão.
A paraibana Valeska Picado Schulze destaca-se como profissional na área das Artes Visuais. E dedica-se também as Artes Cênicas, nas aulas de teatro. Valeska começou como roteirista e diretora teatral da cidade de João Pessoa com a peça infantil “Rock Monstro”, a diretora já trabalhou duas vezes com o grupo “Deuzeruora Vamimbora”. Seu primeiro trabalho foi o “Era uma Vez”, também uma peça infantil, que celebrou a estreia do grupo de teatro na cidade.
Em 2011, a diretora retorna ao grupo com a peça “Romina & Julião”. O espetáculo mostra o retrato da capital paraibana na década de 1950, onde os personagens fictícios contracenam com personalidades históricas pessoenses, reverenciadas na dramaturgia. Bebendo da fonte de Shakespeare e inspirando-se no cordel nordestino, a peça conta a história de duas famílias inimigas que, por razões indefinidas, encontram-se entrelaçados pelas ironias do destino.
A peça homenageou diversas personalidades da capital paraibana, como os músicos Jackson do Pandeiro, Luíz Gonzaga e Rosil Cavalcanti, além das misses Margarida Vasconcelos e Elze Quinderé.
Segundo a diretora e roteirista da peça Valeska Picado, a ideia de escrever um romance baseado no clássico de Shakespeare começou quando ela conheceu uma moça muito bonita, chamada Romina. “Então eu pensei: se houvesse um Romeu e Julieta na Paraíba, ela seria Romina & Julião” comenta. Foi então que, convidada pelo grupo de arte “Deuzeruora Vamimbora”, a escritora teve a chance de colocar o projeto no palco e construir a peça de forma contemporânea, contando com a colaboração de todos os artistas do grupo de arte.
Fontes:
https://www.blogger.com/profile/10584805624897650595
http://www.escavador.com/pessoas/3774079
http://www.17.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/ceara/zelins.html