Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento: 25/06/1985
Atividades artístico-culturais: Cantor e compositor
Instagram: @yuricarvalhooficial
Facebook: https://www.facebook.com/YuriCarvalhoOficial
Youtube: https://www.youtube.com/user/gomesuri
Yuri de Carvalho Gomes de nome artístico Yuri Carvalho, nasceu em João Pessoa em 25 de junho de 1985, o artista filho de Rubens Gomes e Marilene Carvalho lembra de sua infância no centro de João Pessoa, na Av. Almeida Barreto, onde passavam as tribos indígenas no carnaval tradicional da cidade e cita esses momentos como onde a música começou a chamar a sua atenção.
Yuri Carvalho é cantor e compositor, é Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba e Especialista em Comunicação Estratégica e Relações Públicas pela Faculdade Batista Brasileira Salvador. O cantor que cita influências como Jackson do Pandeiro, Lenine, Saulo Fernandes, Djavan, Gonzaguinha, Chico Buarque, Zé Ramalho, Chico César e Elis Regina, também foi influenciado por seus familiares “Minha avó por parte de pai cantava muito lindo. Uma sábia. Minha mãe também é muito afinada, canta em canto coral há mais de 20 anos. ”
“Sempre gostei de artes, de música. Quando pequeno, minha mãe dizia que eu gostava de dançar, imitar cantores com microfone. Na adolescência, participei da banda de Fanfarra e Marcial de música do Colégio Arquidiocesano Pio XII. Depois do colegial, já na faculdade, entrei no grupo Voz Ativa e participei de um grupo de samba e pagode 2009/2010”
O cantor que segue carreira solo desde 2019 teve seu primeiro trabalho como cantor no Grupo Coral Voz Ativa, quase simultaneamente a sua participação em um grupo de samba e pagode com amigos, depois em 2011 junto com Pedro Medeiros, criou a banda ADZ Abrados Zoio. Ele destaca a importância da sua passagem por esses grupos “Esses trabalhos foram me projetando a me moldar o que sou hoje”.
Em 2014 foi indicado com o disco “Cidade das Neves” da banda ADZ Abrados Zoio e foi finalista na categoria Revelação no 26° Prêmio Nacional da Música Brasileira. Em 2019 apresentou a canção “Vou danado pra Campina”, de Marcos Santos, no I Festival de Música da Paraíba.
Dentre os momentos marcantes de sua carreira ele cita, em 2016, a sua participação na gravação do DVD da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, interpretando “Ai que saudade d’oce” de Vital Farias, onde na ocasião, dividiu palco com Pindo do Acordeon, Irah Caldeira, Cezzinha e Silvério Pessoa.
A sua estreia em 09 de janeiro de 2019 com o Show “Eterno Aprendiz | Yuri Carvalho canta Gonzaguinha”. E o “Essência&Verso | Yuri canta Chico”, homenageando Chico Buarque, inclusive, no Bloco As Raparigas de Chico também em 2019 e o Show “Axé do Yuri” relembrando o melhor do Axé Music dos anos 90 e 2000.
Em 2020, lançou o single de sua autoria, “Homenagem ao Rei do Ritmo” com participação especial do grupo Os Fulano e Silvério Pessoa, “A pretensão era de gravar um EP com algumas releituras e alguns singles autorais, mas com a pandemia, parte desses projetos tiveram de ser adiados.”
Fonte: Entrevista com Yuri Carvalho por Israela