O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

12ª edição da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano começa hoje (22) em Aparecida

Laura Moura

O evento homenageia Dediu Ferreira, integrante da ONG Acauã Produções Culturais. Arte: Iasmin Ferreira

A sétima arte é mais uma vez enaltecida no estado com a 12ª edição da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano. Uma realização da ONG Acauã Produções Culturais, o evento promove e visibiliza os cineastas locais e suas obras, no intuito de reconhecê-los e estimular essa arte no estado. Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural paraibana, a edição inicia hoje (22) e dura até sábado (25), na Fazenda Acauã em Aparecida-PB. Sua programação conta com a exibição de curtas e longas metragens, documentários e filmes experimentais. Além disso, o evento gratuito homenageia Dediu Ferreira, artista aparecidense que possui um histórico de atuações nas artes visuais e no cinema da localidade. Com atrações musicais, lançamentos de cordéis e muito mais, a semana promete muita cultura.

A Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano nasceu a partir da instalação do Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, no Conjunto Histórico da Fazenda Acauã, zona rural de Aparecida – PB. Com a necessidade de mais espaços exibidores no interior do Estado, a ONG almejava servir de janela de exibição para os filmes produzidos no Sertão e demais localidades. Através do programa Cultura Viva, implantado pelo MinC na época, eles iniciaram sua jornada. Desde a sua primeira edição em 2009, o evento demonstra força por meio da celebração da resistência, do compromisso e do talento cultural do interior paraibano. 

Preparativos para a Mostra. Foto: Iasmin Sousa e Diego Sousa

Apesar das dificuldades, a equipe trabalha a todo vapor para garantir as melhores experiências ao público. A Mostra inicia às 19h, com o lançamento do Cordel “O Legado do Vaqueiro”, seguido pelo filme “Capitão Astúcia”, dirigido por Felipe Gontijo. O cronograma continua com as Mostras Muleque, Chuva de Cinema, Paraíba Afora e a Sertão na Tela I e II. As obras exibidas são renomadas por todo o país, o que direciona os holofotes cinematográficos para o nordeste e, mais especificamente, a Paraíba.

“Estamos na reta final da pré-produção. Claro que a ausência de grandes patrocinadores gera a falta de recursos financeiros e isso limita muitas das ações que gostaríamos de realizar, mas vamos driblando isso com o apoio da prefeitura de Aparecida e com o trabalho extraordinário feito por um grupo de jovens que têm assumido o compromisso de continuar produzindo este evento e isso tem feito toda a diferença”, conta Laércio Filho, presidente da ONG.

A Mostra contará ainda com as mais diversas atrações musicais, com a presença confirmada da Banda Salvino Alves, do cantor Nenem de Monteiro e da dupla Davi Mendes e Cristiano Oliveira. Além disso, a festividade terá também saraus poéticos, exposições de fotos e oficinas ministradas no município, em uma conversa entre o conhecimento e a arte.  

“Serão momentos de celebração. Celebração da vida, da arte, da democracia, do cinema paraibano e sobretudo do cinema sertanejo. São quatro dias e noites de programação intensa, totalmente aberta ao público sem restrição e com uma atração a mais, tudo acontece em frente ao Conjunto Histórico da Fazenda Acauã em noites de lua”, conclui Laércio. 

Serviço

Evento: 12º edição da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano.

Local: Fazenda Acauã em Aparecida-PB.

Data: De quarta-feira (22) a sábado (25).

Entrada: Gratuita.

Oficinas:

Entendendo o Cinema e Fabricando Óculos 3D

Ministrante: @adilsonbarros

Dia 23.11 – Quinta-feira – 8h às 11h

▪️ (Distrito de Extrema) Escola Djalma Gomes de Sá

14h às 17h

▪️ Instituto Educacional Paulo Freire

Dia 24.11 – Sexta-feira – 8h às 11h

▪️ (Distrito de Prensa)Escola João Batista de Queiroga

14h às 17h

▪️ Colégio Jean Piaget

Ideia.DOC – Como produzir um documentário

Ministrante: @marcelopaesdecarvalho

Dias 23 e 24.11 – Quinta e sexta-feira – 8h às 11h

▪️ Memorial da Cultura de Aparecida Manoel Ferreira Damião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *