Amanda Vasconcelos
A 13ª Festa Literária de Boqueirão (FLIBO) acontece nos dias 20 a 23 de setembro na cidade de Boqueirão, localizada no Cariri Paraibano. O tema da festa literária será “Leitura, um hábito que muda a vida!” . O primeiro dia (20) contará com a Marcha Literária na Praça do Bairro Novo, que contempla um cortejo pelas principais ruas da cidade e a presença de alunos, professores e as bandas marciais, às 8h.
O recital “Musical Entre Sons e Poesia” acontece às 19h na Praça da ABES, Associação Boqueirãoense de Escritores e às 19h40, é realizado o sarau literário “Os Sentimentos do Poeta” com o sarau poético Nordeste em Versos.
A conferência de abertura contará com a presença de Patrícia Rosas, idealizadora e coordenadora do Projeto de Leitura e Escrita Desengaveta Meu Texto. A professora, que possui pós-doutorado em Linguagem e Ensino, participa da festa às 20h30. Para finalizar a noite, Daniella Trovão canta o Cariri com o show musical de MPB e regional às 21h30.
No dia 21(quinta-feira) acontecerá a mesa redonda “Entre Velames e Macambiras” às 19h e a palestra “A Palavra como Instrumento de força e coragem”, de Rodrigo Apolinário, às 20h15. Além do espetáculo cultural Bê-a-Bá do Nordeste da poetisa Anne Karolynne às 21h15 e o show musical da turma do Chorinho às 22h15. Todas localizadas na praça da ABES.
Efigênio Moura é o autor homenageado da 13ª edição do FLIBO
O autor homenageado da 13ª edição será Efigênio Moura, escritor Membro da Academia de Letras de Campina Grande que ocupa a cadeira 18, cujo patrono é Salatiel Pimentel. Efigênio Moura é autor das obras: Eita Gota! Uma Viagem Paraibana; Ciço de Luzia; Santana do Congo; Caderneta de Fiado; Apurado de Contos; Siá Filiça; Pedro Jeremias, entre outros.
Seus romances são ambientados no Cariri paraibano e valorizam a linguagem do campo e as tradições da terra: “Nascido na Rua da Várzea em Monteiro, eu sou feito daquele sertão dos Cariri de Baixo. Tenho alegria nos versos quando estou por lá. Eu ouço, leio e vejo qualquer coisa que seja da região. O cariri me deu chão e voz”, afirma Efigênio Moura.
Para o autor, é uma alegria ser homenageado pela FLIBO.
“É uma das mais importantes feiras literárias da Paraíba, a mais antiga, a mãe das feiras. A importância se torna maior quando você a conhece. A ABES, que promove a feira, possui uma luta diária imensa para que ela aconteça todo ano.”
Efigênio Moura conta que o tema deste ano é muito amplo e ao mesmo tempo pontual, pois para muitos, a leitura não é apenas uma atividade, mas um estilo de vida que influencia positivamente diversas áreas de suas vidas. Esse tema enfatiza que a leitura não é apenas uma habilidade, mas uma escolha consciente que contribui para o enriquecimento pessoal e cultural.