O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/06/2015

Socorro Rapôso

Com a paixão pela arte do teatro participou por vinte anos do espetáculo “O Auto da Compadecida”, desde a montagem inicial da peça, em 1956, sob direção de Clênio Wanderley.
Data de publicação: junho 26, 2015

Naturalidade: Sousa-PB

Nascimento: 24 de Junho de 1931// Falecimento: 23 de Agosto de 2021

Atividades artístico-culturais:  Atriz, Teatróloga e Produtora Cultural.

A artista Socorro Rapôso mora no vizinho estado Pernambuco há mais de 20 anos. Proprietária do Espaço Cultural Inácia Rapôso, na Rua da Glória, 465 – Boa Vista em Recife-PE, onde muitos artistas realizam ensaios, cursos de dança, teatro, violão, moda e outras atividades culturais.

Com a paixão pela arte do teatro participou por vinte anos do espetáculo “O Auto da Compadecida”, desde a montagem inicial da peça, em 1956, sob direção de Clênio Wanderley. Na época da primeira montagem, o grupo chamou a atenção dos brasileiros para o saudoso Ariano Suassuna, o dramaturgo não era conhecido, quando ganhou o I festival de Amadores Nacionais no Rio da Janeiro, no Teatro Dulcina, em 1956. “ A cortina fechou e abriu nove vezes foi apoteótico”, relembra a atriz.

Socorro Rapôso foi convocada de última hora, para substituir a atriz que acabara de desistir do personagem “Aprendi o papel poucos dias antes de subir no palco. Estava tão tensa que tive um branco total. Mas, graças ao Divino Espírito Santo, as palavras me voltaram à cabeça. Foi um milagre”, declara Socorro.

Com o Teatro Adolescente do Recife esteve envolvida com a montagem de Catarim de Cantará, de Sylvia Ortoff, com direção de William Santana.  Exerceu a profissão de Dentista durante mais de 40 anos. Não casou, nem teve filhos. Segundo os 24 artistas que trabalharam com  a atriz, ela considerava os jovens “filhos adotivos”.

Durante sua vida artística, teve a oportunidade de realizar diferentes trabalhos, entre eles: “Batalha dos Guararapes”, “Catarim de Cantará”, “A Comédia do Amor”, “O Menino do Dedo Verde” e “Cadeira Vazia”. Com reconhecimento pelo seu trabalho, Socorro Rapôso foi convidada pela Escola de Samba Império Serrano, na homenagem a Ariano Suassuna, em 2002, quando parte do elenco da peça dividiu o carro “Auto da Compadecida” com atores da microssérie da Globo.

Socorro sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que deixou como sequela o comprometimento de movimentos no lado direito do corpo – por conta de um coágulo formado no cérebro após o AVC.

Socorro Rapôso faleceu dia 23 de agosto de 2021 no Recife. Ela estava acamada e faleceu em casa, segundo amigo.

Fontes:

http://mariangela.blogspot.com.br/2012/08/atriz-socorro-raposo-passa-por-um-avc-e.html/

www.satisfeitayolanda.com.br/blog/tag/socorro-raposo/

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/08/24/morre-a-atriz-socorro-raposo-que-interpretou-no-teatro-por-anos-nossa-senhora-no-auto-da-compadecida.ghtml 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *