Município: Cajazeiras-PB
Localização: Esquina da Rua Joaquim Costa (antiga rua da Feira Velha) com a Avenida Presidente João Pessoa.
Ano de construção e inauguração: Em 1936
Construído pelo empresário José Lira Campos, foi um dos primeiros centros comerciais instalado no sertão paraibano, e ponto de convergência da população cajazeirense nos festejos carnavalescos e comícios de campanhas eleitorais na Praça João Pessoa. Sua construção foi um marco do empreendedorismo na cidade de Cajazeiras. Na época em que foi edificado chamava a atenção da população, dado o seu estilo arrojado, baseado no neo-cubismo (tendência artística das primeiras décadas do século vinte, criada pelos pintores Georges Braque e Pablo Picasso). Sua planta foi elaborada pelos engenheiros do IFOCS – Inspetaria Federal de Obras Contra as Secas.
A obra teve grande aceitação da sociedade cajazeirense e foi definido pelo bispo diocesano D. João da Mata como espaço de diversão sadia, capaz de desviar a juventude masculina dos ambientes de promiscuidade. Era composto pelo Cine Teatro Éden, no andar térreo ( até o início da década de 1990 o cinema mantinha sessões regulares). No piso superior, um clube dançante chamado Excelso Clube, sorveteria, confeitaria, barbearia, salão de bilhar e até uma fábrica de gelo.
O Edifício OK apesar de ter sido construído com suas linhas e traços que marcam a arquitetura moderna. De ter servido para reunir a sociedade local; não foi o bastante para convencer os empresários da cidade da sua viabilidade comercial. Atualmente o Edifício encontra-se abandonado e esquecido com aspecto de uma construção em ruínas.
Fontes:
http://coisasdecajazeiras.com.br/?p=9860
http://historiacajazeiras.blogspot.com.br/2012/11/sos-edificio-ok.html