Município: João Pessoa-PB
Prêmios: Medalha Frederic Chopin do Consulado da Polônia.
Gênero musical: Recitais, música de câmara e contemporânea.
O ArtesanTrio é fruto da constante colaboração camerística de três intérpretes: A violinista Sandra Aquino, o violoncelista Felipe Avellar de Aquino e o pianista José Henrique Martins. Estes profissionais, ao longo dos anos, vêm explorando o repertório de seus respectivos instrumentos nas mais diversas formações. E tem realizado gravações e se apresentado em Festivais.
O grupo é formado por docentes do Departamento de Música da UFPB e tem o propósito de explorar e ampliar o repertório para violino, violoncelo e piano. Em projetos recentes, o trio se apresentou nos Festival Liszt/Mendelssohn, como também no Festival Chopin/Schumann no Teatro Santa Isabel do Recife.
Integrantes: Sandra Cabral de Aquino, violinista, é Bacharel em Música pela UFPB e Mestre pela Eastman School of Music (Rochester/New York – EUA). Seus professores incluem Yerko Tabilo, Sally O’Reilly, Lynn Blakleslee, além da renomada pedagoga Camilla Wicks. Fez também especialização na Louisiana State University, em cujo período foi violinista da Baton Rouge Symphony Orchestra. Atualmente é professora de violino e música de câmara do Departamento de Música da UFPB.
O violoncelista Felipe Avellar de Aquino é formado em música pela UFPB, realizou Mestrado na Louisiana State University e Doutorado na Eastman School of Music (New York). Seus professores incluem Alan Harris, Marcy Rosen, Dennis Parker e Nelson Campos. É professor associado do Departamento de Música da UFPB, aonde leciona Violoncelo e Música de Câmera. Apresentou concertos e Master-Classes no Brasil, EUA e Canadá e tem publicado artigos na Revista “The Strad” (Inglaterra).
José Henrique Martins graduou-se em piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tem Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Música na Boston University. Estudou com Henriqueta Garcez Duarte, J. Alberto Kaplan, Cristina Capparelli, Anthony di Bonaventura e Maria Clodes Jaguaribe. Desde 1983 vem desenvolvendo intensa atividade em recitais solo e de música de câmara, tendo se apresentado em importantes cidades do país, além de países como Portugal e Estados Unidos. Atualmente, é professor do Curso de Bacharelado em Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba.
Fontes:
http://www.ccta.ufpb.br/demus/?q=node/520