Município: João Pessoa-PB
Ano de criação: 1986
Site: http://muricocas.com.br/
Instagram: @muriçocasdomiramar
Facebook: Muriçocas do Miramar (Oficial)
A história da criação do bloco surgiu através de uma festa de aniversário de Thiago Bandeira no ano de 1986, no bairro de Miramar em João Pessoa. Na época a capital paraibana ficava vazia no período de carnaval, os foliões buscavam cidades como Olinda e Salvador.
O evento aconteceu pela primeira vez no ano de 1987, no bairro de Miramar em João Pessoa com um grupo de 50 pessoas ao som do hino das muriçocas, que tem como compositor Fuba, que criou a denominação Quarta Feira de Fogo em referência a Quarta Feira de Cinzas.
Com isso o evento carnavalesco Muriçocas do Miramar é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. Hoje é um dos maiores blocos de arrasto pré-carnavalesco do Brasil, completando, assim 39 anos, no ano de 2025, tendo sido criado para manter a energia carnavalesca na cidade.
O bloco sai às ruas em fevereiro, uma semana antes do carnaval, quando sai da Praça das Muriçocas e desce a avenida Epitácio Pessoa em direção à orla de João Pessoa. A concentração geralmente começa às 20h.
Vários trios elétricos são conduzidos predominantemente por artistas paraibanos, como Elba Ramalho, Chico César e Fuba, compositor do hino das muriçocas, entre outros que costumam ser acompanhados pelos foliões. O bloco não tem cordão de isolamento e suas camisetas são vendidas antecipadamente, com concepção de artistas locais. Ao longo de todo o percurso, aqueles que não querem ou não podem desfilar com o bloco e seus estandartes e bonecos assistem à passagem de varandas, jardins, muros e calçadas.
Fontes:
http://muricocas.com.br/historia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muri%C3%A7ocas_do_Miramar
https://ativopb.com.br/bloco-muricocas-do-miramar-divulga-programacao-completa-para-2025/
*Atualizado por Sandra da Costa Vasconcelos em fevereiro de 2025