Município: João Pessoa-PB
A Banca Marcial 5 de agosto iniciou sua trajetória artístico-cultural na tradicional Festa das Neves de João Pessoa no ano de 1964, tendo como regente João Emídio de Lucena.
Número de músicos: 54 músicos
Regência: Maestro Adelson Machado. Regente Adjunto: maestro Rogério Borges.
Apresentações Eventos de diversas naturezas: Festas populares, desfiles cívicos, apresentações em escolas.
A “bandinha”, como carinhosamente é conhecida pelos veteranos que participaram da sua fundação, inicialmente primava pelo estilo clássico das bandas marciais, executando dobrados, marchinhas, frevos, marchas lentas e hinos. “A primeira música popular que tocamos foi o samba ‘Vítimas Iguais’, de Alcides Geraldo”, revelou o maestro Adelson Machado, de 76 anos, um dos três únicos remanescentes da formação original. Atualmente é conhecida pela universalidade e versatilidade de seu repertório, executando peças clássicas e românticas de Mozart, Villa-Lobos e Beethoven.
A partir do ano de 2005, a Banda Marcial 5 de agosto foi vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e passou integrar de forma mais consistente a cena cultural da cidade. Presente em todas as edições da festa da padroeira da capital paraibana tocou com nomes famosos, como o maestro Wagner Tiso, com o qual gravou DVDs com Valmir Vieira, tubista do Sexteto Brasil; Heleno Feitosa conhecido por Costinha; JP Sax e o maestro Duda do Recife, considerado um dos melhores arranjadores do século XX.
A banda, celebrizada como patrimônio cultural de João Pessoa e de toda a Paraíba, ainda se destaca por trabalhar com compositores e intérpretes do Nordeste, divulgando os artistas da terra.
Fontes: