Município: Campina Grande-PB
Telefone: (83) 3182-3490
Endereço: Avenida Dom Pedro II – Campina Grande – PB, 58101-270
Município: Campina Grande
Ano de Criação: 1988
Regente: Alexandre Gervársio de Lima.
Coreógrafos: Madson José Melo e Joelder Grismino.
Músicos e equipe: Aylane, Gabriela, Patricia, Ananda, Renaly, Gracyelle, Joyce, Shakyra, Roberta, Allyne Borba, Ryvna, Caroline, Andrelly, Anderson Araujo, Alexandre Filho, Geneton, Luan Gabriel, Mateus, Jonatas Patricio, Jonas, Paulo, Diego, Marcelo, Junior, Tiago, Ides Marques, Pablo Cleiton, Mayara Veloso, Elber, Gerson, Lucas Eduardo, Denyson, Alonso, Erica Dayane, Caroline, Claudio, Tiago, Magno Veloso, Rayane, Pedro, Adriana, Wallas, Josinaldo, Mairlla, Mayra, Socorro, Tani.
Número de componentes: 50, distribuídos entre baliza, corpo coreográfico, musicistas, equipe de apoio e estandarte, coreógrafos e regente.
Apresentações: Festejos, festivais de músicas, desfiles cívicos, comemorações e concertos da Paraíba. Chamam a atenção pela musicalidade forte dos instrumentos, e por constar em seu repertório músicas clássicas, nacionais, internacionais, populares e músicas natalinas.
Participações mais relevantes: IV Concurso Rainha da Borborema de Bandas, no qual destacou-se nas categorias sênior, conquistando 2º lugar, com o corpo coreográfico e regente; Fest Banda; I Copa ABAMFAP de Bandas Marciais e Fanfarras.
A Banda Marcial Aprígio Velloso iniciou sua trajetória em 1988, com o objetivo de unir industriários e seus dependentes através da música. Ofereceu aos mesmos, aprendizado musical e interatividade com o exercício à cidadania.
Diferenciam-se das demais categorias de bandas marciais por contarem com instrumentos utilizados em orquestras, tais como trompete, trombone, tuba, trompas e toda a percussão, e ao mesmo tempo se distingue da orquestra por ser um grupo de marcha.
Definem-se como sendo “uma Banda Marcial que vem se aprimorando ao longo de sua histórica jornada no município de Campina Grande. Pautada na humildade e no desejo de sempre buscar melhorias”, enfatizando ainda que: Nesses mais de 27 anos de existência, a BMAV vivenciou diversas transformações, de Fanfarra Simples a Banda Marcial, possibilitando assim, a execução de músicas que exigiam o aprimoramento de seus musicistas quanto à aprendizagem do toque com partituras, e também a sua melhor interação com o grupo de percussionistas, formando assim, um corpo musical que busca tocar o que há de popular e alto valor artístico e musical, buscando agradar os ouvidos dos que os prestigiam.
Fontes:
http://aprigiovellosoband.webnode.com.br/sobre-nos/
http://www.fiepb.com.br/noticias/2010/09/08/em_setembro_banda_marcial_aprigio