O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/07/2015

Casa da Boneca Esperança

O artesanato mudou a história dos moradores do Sítio Riacho Fundo. As “bruxinhas e bonequinhas” de pano feitas com retalhos, são parte integrante da cultura nordestina.
Data de publicação: julho 3, 2015

Município: Esperança-PB – Sítio Riacho Fundo

Fundação: 1999

Anfitriãs: Maria do Socorro da Conceição, e Aderita

Número de artesãos: 40

Técnica artesanal: Bonecas de pano

Produção média mensal: 500 peças

Contatos: (83) 3361-3320/ 99999-0135

 

 

A Casa da Boneca Esperança nasceu da iniciativa das irmãs Maria do Socorro da Conceição, e Aderita da Conceição. As bonecas denominadas de “bruxinhas” começaram a ser confeccionadas pelas duas irmãs na década de 1950, com palhas e retalhos (materiais típicos da cultura nordestina). Por intermédio do Artesanato Solidário-Artes Sol, cerca de 40 artesãos de 13 a 72 anos, inclusive homens, produzem os mais diversos tipos de bonecas.

 

No início, as duas artesãs produziam as bonecas,  apenas para brincar. Contudo, em decorrência de uma grande estiagem na região, que provocou grande necessidade de recursos econômicos, as peças passaram a ser trocadas por alimentos e tempos depois comercializadas. O dinheiro arrecadado ajudou no sustento de suas famílias. O trabalho, portanto, esperou por mais de 50 anos para ser reconhecido.

 

As bonecas esperança, antes trocadas por mantimentos, não constituíam retorno econômico. Hoje, depois de diversas oficinas e da valorização do trabalho da mestre Socorro da Conceição, são produzidas em maior escala, com variedade de  tipos: grandes, pequenas, morenas, loiras, negras, casais de noivos e famílias. A equipe se reúne na Casa da Boneca Esperança para dar conta da demanda de encomendas, e da grande rotatividade de vendas das peças já produzidas.

 

A casa da boneca Esperança mudou a história dos moradores do Sítio Riacho Fundo, a partir desse trabalho artesanal a atividade ancestral foi valorizada, o fortalecimento da autoestima, melhoria da qualidade de vida e o reconhecimento do artesanato pela comunidade foram conquistados de uma forma significativa. As “bruxinhas e bonequinhas”  de pano feitas com retalhos e outros materiais, como a palha do milho, são parte integrante da cultura nordestina.

 

 

 

Fontes:

 

http://www.codata.pb.gov.br/apps/sisarte/servletconsultaformaassociativa?acao=20/

http://www.artesol.org.br/site/projetos/esperancapb/

http://www.promoart.art.br/polo/bonecas-de-esperan%C3%A7-pb/

http://pontosolidario.org.br/category/a-boneca-do-agreste/

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/01/as-bruxinhas-de-esperanca-na-paraiba/

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *