O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/07/2015

Alcantil

Localizado na mesorregião da Borborema e microrregião do Cariri Oriental. Os primeiros moradores de Alcantil foram os índios cariris.
Data de publicação: julho 6, 2015

Localização: Mesorregião da Borborema e microrregião do Cariri Oriental, às margens da BR-104, a meio caminho entre Campina Grande e Caruaru.

Data da emancipação política: 29 de abril de 1994.

Instalado em 1 de janeiro de 1997.

Limites geográficos municipais: Norte: Barra de Santana; Leste: Santa Cecília do Umbuzeiro; Oeste: Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel; e Sul:    Taquaritinga do Norte-PE.

Área territorial: 305 km²

Altitudes: Entre 300 e 700 metros.

População / IBGE / 2014: 5.425 habitantes.

Gentílico: Alcantilense

Distância da capital João Pessoa: 220 Km

Acesso a partir de João Pessoa: Rodovias BR 230/BR 104.

Configurações geomorfológicas: Município do semiárido brasileiro, na unidade geoambiental das Superfícies Dissecadas Diversas, com relevo bastante movimentado, moderadamente dissecados, com solos pobres e rasos, exceto nos vales estreitos e profundos.

Vegetação: Floresta Caducifólia, Cerrado e Caatinga.

Hidrografia: Bacia hidrográfica do Rio Paraíba, Região do Médio Paraíba / rio Paraíba; riachos: Canudos, Quixaba, de Santo Antônio, Jucá, Ramada, Açude Novo, Salgado, Bonitinho, dos Pinhões e da Cruz, a maioria de regime intermitente.

Clima: Semiárido, quente e seco.

Economia: Agricultura, pecuária e comércio.

História do município: Segundo o historiador alcantilense, João Bosco Barbosa Filho, os primeiros moradores de Alcantil foram os índios cariris. Estima-se que inicialmente eram 7 aldeamentos em um lugar denominado Poço da Pedra do Altar, conforme pode ser atestado por Inscrições gravadas com tinta vermelha à margem esquerda do Rio Paraíba.

Por volta de 1850, intensificou-se o povoamento da região, sobretudo por mestiços e negros, provindos do Sertão paraibano, Rio Grande do Norte e do litoral de Pernambuco.

A primeira igreja, datada de 1876, dedicada à Nossa Senhora da Piedade, foi construída no sítio Piedade, por uma família indígena potiguar, chamada de Beatos. Já no ano seguinte foi concluída a Igreja de São José, no sítio Pedra Bonita, construída por uma negra oriunda dos canaviais pernambucanos.

Entretanto, posteriormente, em 1938, recebeu o nome de Serra Bonita, voltando a ser denominado como Alcantil em 1948.

Manifestações culturais/Festas populares: Festas do leite, de Emancipação Política e Celebrações religiosas.

Atrações Turísticas Naturais: Pedra do Altar e paisagens rurais indicadas para o turismo sertanejos.

Patrimônio Arquitetônico-Cultural material: Igreja Matriz e a Igreja da Fazenda Riacho Grande pertencente aos Herdeiros do Coronel Demosthenes Barbosa.

Equipamentos Culturais-Turísticos: Balé Popular de Alcantil e CECMA – Centro Cultural Meninos de Alcantil, que produz artesanato, com destaque para os tapetes de sisal e peso para porta. Localização: Avenida São José, s/n – Centro – CEP: 58460-000 -Coordenador: Erasmo Rafael da Costa -Telefones: (83) 3341-3560 / 9308-0228.

 

Fontes:

http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=250053&search=paraiba%7Calcantil%7Cinfograficos:-dados-gerais-do-municipio/

http://www.sebraepb.com.br/artesanato/produtos/artesaos.jsp?idProduto=batik/

http://expressopb.com/2011/04/alcantil-realiza-festa-do-leite-com-atracoes-culturais-e-discussoes-sobre-agropecuaria-sustentavel/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcantil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *