O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/07/2015

Festa da Padroeira de Alagoa Grande

Visitantes de várias comunidades rurais e cidades circunvizinhas deslocam-se de suas origens para participar das festividades.
Data de publicação: julho 14, 2015

Município: Alagoa Grande-PB

Distancia João Pessoa: 118 Km, via BR 230

Padroeira: Nossa Senhora da Boa Viagem

Data de realização do evento:  31 de Janeiro, com variação de data a cada ano.

Temática do evento: Religioso-profana

Local de Realização: Praça pública no centro da cidade

A festa centenária da Padroeira da cidade de Alagoa Grande pertence ao calendário oficial de eventos do município. Visitantes de várias comunidades rurais e  cidades circunvizinhas deslocam-se de suas origens para participar das festividades. Muitos filhos de Alagoa Grande, que vivem em outras localidades, voltam a sua terra nesta época do ano, principalmente por conta da Festa da Padroeira.

A festa religiosa começa com uma carreata que sai da capela São João Batista seguindo em direção a igreja matriz. Durante todo percurso, os fiéis elevam seus louvores, através de cânticos tradicionais da Igreja Católica.

A programação dura 10 diias e  conta com novenas, missas, ofícios, apresentações culturais, parques de diversões, bandas locais, barracas de comidas típicas e bebidas e tiro ao alvo. O evento religioso e profano acontece nas principais ruas e na praça pública da cidade. A festa tem o seu encerramento com uma missa campal celebrada em frente à igreja matriz.

História de Nossa Senhora da Boa Viagem:

Na época dos grandes descobrimentos, os navegadores portugueses e espanhóis levaram sua civilização e a fé cristã às populações das novas terras. Os padres jesuítas e a tripulação, erguerem a primeira igreja dedicada ao Senhor Jesus, a Maria, Mãe de Deus, e ao santo festejado no dia da chegada.

Foi assim, que o culto à Virgem Santíssima, sob a invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem, se difundiu entre o povo. Não se sabe, quando Maria começou a ser invocada com o título de “Nossa Senhora da Boa Viagem”, pelos navegadores. Ao certo temos que os portugueses construíram a primeira igreja dedicada à Ela, próximo da capital Lisboa, em 1618. Desde então é a festa mais esperada do ano pelos pescadores e suas famílias, pois ao final são abençoados junto com as embarcações e o mar.

Fontes:

http://alagoagrande1agora.blogspot.com.br/2015/01/igreja-divulga-programacao-religiosa-da.html/

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=maria&id=123

http://www.distanciasentrecidades.com/pesquisa?from=Jo%C3%A3o+Pessoa+-+PB%2C+Brasil&to=Alagoa+Grande%2C+PB%2C+Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *