Município: Aroeiras-PB / Região do Estado: Agreste Paraibano
Distância de João Pessoa: 105 km
Comemora e enaltece a cultura dos vaqueiros
Data de realização do evento: Mês de setembro, durante as festividades de comemorações da Festa da Padroeira de Aroeiras.
Local de realização: Avenida Principal da cidade
No município de Aroeiras, o peso da memória-cultural dos vaqueiros continua forte. A tradicional Missa do vaqueiro de Aroeiras que ocorre anualmente, atrelada a festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, atrai vaqueiros, fãs e simpatizantes da vaquejada de toda a região para confraternizarem-se diante da fé cristã.
A primeira Missa do Vaqueiro que se tem história foi idealizada por Luiz Gonzaga, pelo poeta Pedro Bandeira e pelo padre João Câncio em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Gonzaga, que foi assassinado na década de 1950.
O objetivo principal é mostrar, através da figura do vaqueiro, a dedicação e a fé do homem sertanejo, valorizando a cultura popular. De acordo com moradores, a população da cidade admira a profissão de vaqueiros. “Eles são vistos como pessoas fortes, guerreiras e de muita fé. Apesar de viverem na adversidade, estão sempre felizes. Muitas crianças pedem um jibão para os pais de presente”.
O evento tem início com um desfile dos vaqueiros em seus trajes típicos de couro pelas principais ruas da cidade com destino ao local da missa e finaliza-se com confraternização, após as bênçãos recebidas.
Fontes:
http://www.casinhasagreste.com.br/2013/10/hojemissa-do-vaqueiro-em-aroeiras-pb.html#.VX8Rn_lViko