Paraíba – Brasil
Gênero: Fantasia
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Elenco: Irandhir Santos, Cacá Carvalho, Jackson Costa, Marcelia Cartaxo, Manoel Constantino, Servilio de Holanda e outros.
Ano: 2007
Duração: 5 capítulos
Cor: Colorido
Formato: 16 mm – Finalização alta definição
A Pedra do Reino é uma minissérie brasileira feita em homenagem ao escritor nordestino, Ariano Suassuna e sua obra, O Romance D’a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. Teve cinco capítulos, e escrita por Luís Alberto de Abreu, Bráulio Tavares e Luiz Fernando Carvalho.
A obra é narrada por Quaderna (Irandhir Santos), herói sertanejo que pretende escrever uma magnífica obra literária para ser eleito o Grande Gênio da Raça. O enredo central de sua epopeia são os estranhos acontecimentos ocorridos com sua família e antepassados, como a misteriosa morte de seu padrinho, e o ritual de fanatismo sebastianista, promovido por seu bisavô.
As filmagens aconteceram em Taperoá, Sertão da Paraíba e cidade natal de Ariano Suassuna, exaltando o Nordeste e sua cultura. Foram escalados 50 atores nordestinos, e entre os consagrados estava Luiz Carlos Vasconcellos, que representou o Dr. Drauzio Varella no filme Carandiru – Outras histórias.
Feitos com materiais da região, como palha de milho e serragem; os cenários, figurinos e objetos de cena transparecem a beleza rústica do artesanato nordestino. “Os artesãos também ajudaram a interpretar o texto do Ariano; foi um trabalho de grupo, colaborativo”, afirmou Luiz Fernando em entrevista ao portal G1.
Longe do naturalismo comum a maioria das produções da teledramaturgia a obra é uma ode a linguagem literária e cinematográfica ligadas ao fantástico ficcional.
Fontes:
http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL50062-7084,00.html/