Foto: Asley Ravel
A edição de julho do Varal Poético traz nesta quarta-feira (29) uma ode a poesia e a literatura local. Intitulado “Reinventando Caeiro”, o evento deste mês homenageia o poeta Pedro Soares. As apresentações ficam por conta dos poetas populares Roberto Cajá, Marco Di Aurélio, Marcelo Soares e Fernando Pintasilgo e acontecem na Estação das Artes Luciano Agra, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, às 19h. A entrada é aberta ao público de todas as idades.
A atividade desta edição do projeto foi pensada na releitura de alguns poemas de Alberto Caeiro, personagem fictício criado pelo poeta Fenando Pessoa e considerado por ele o maior de seus heterônimos. Pessoa o chamava de Mestre Ingênuo. Os heterônimos são personagens criados por escritores e que assumem uma personalidade própria.
O evento ainda terá a participação das escolas municipais Adjunto Carlos de Moraes, do município de Cabedelo, Região Metropolitrana de João Pessoa; e Nazinha Barboza, do bairro de Manaíra, na Capital.
O Poeta
Pedro Soares nasceu no município de Caldas Brandão, na Paraíba. Atuando profissionalmente como engenheiro, o poeta traz desde muito cedo a paixão pela poesia e pela música, fazendo do ato de escrever e compor ofícios diametrais a engenharia.
Com o pé no cancioneiro popular e flertando com o erudito, o poeta Pedro Soares trás em seus versos traços de cantigas e resquícios de medievalismo nas composições.
Varal Poético
É um projeto do programa Estação Poética, que visa homenagear, a cada mês, um poeta, músico ou grande contribuidor para a cultura popular. A proposta é incentivar as várias interpretações da palavra em um clima de confraternização. Cada pessoa se dirige ao varal, escolhe as estrofes que mais lhe agradam e as declama, segundo a sua interpretação.
Serviço:
Varal Poético “Reinventando Caeiro” – Pedro Soares
Data: quarta-feira (29)
Local: Estação das Artes Luciano Agra
Hora: 19h
Entrada: gratuita
Informações: 3214. 8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco
Da Redação com Secom/PB