Em sua segunda edição, o projeto ‘De Repente no Espaço’ traz a Fundação Espaço Cultural (Funesc), na próxima quarta (5), as apresentações dos repentistas Raimundo Caetano e Raulino Silva. Com o intuito de divulgar a linguagem artística e literária e valorizar poetas populares do Nordeste, a noite dos poetas populares tem ainda como declamador oficial o poeta Iponax Vila Nova. As apresentações começam às 19h e ocorrem no mezanino do Teatro Paulo Pontes. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.
O ‘De Repente no Espaço’ é um evento da Funesc que começou no mês de junho e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. A cada nova edição, o público pode contar com diferentes atrações da Paraíba e de outros estados da Região. A abertura, no dia 1º de junho, contou com a participação dos artistas Ivanildo Vila Nova e Rogério Meneses.
Repente
No Brasil, a tradição medieval ibérica dos trovadores deu origem aos cantadores – poetas populares que vão de região em região, com a viola nas costas, para cantar os seus versos. Eles apareceram nas formas da trova gaúcha, do calango (Minas Gerais), do cururu (São Paulo), do samba de roda (Rio de Janeiro) e do repente nordestino. Ao contrário dos outros, o repente se caracteriza pelo improviso. O instrumental desses improvisos cantados também varia: daí que o gênero pode ser subdividido em embolada (na qual o cantador toca pandeiro ou ganzá), o aboio (apenas com a voz) e a cantoria de viola.
Cordéis musicados
O repente se insere na tradição literária nordestina do cordel, de histórias contadas em caudalosos versos e publicadas em pequenos folhetos, que são vendidos nas feiras por seus próprios autores. Uma tradição que inspirou clássicos da literatura brasileira, como o “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.
Veja uma das apresentações de Raimundo Caetano e Raulino Silva:
Serviço
De Repente no Espaço
Raimundo Caetano e Raulino Silva / Apresentação: Iponax Vila Nova
Data: 5 de agosto (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes
Entrada: gratuita
Fonte: Secom