O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/08/2015

Orquestra Infantil do Estado da Paraíba

Regente: Maestrina Norma Romano. A “Orquestrinha” como é conhecida, se destaca como um dos poucos grupos infantis do gênero existentes na América Latina.
Data de publicação: agosto 13, 2015

Municipio: João Pessoa-PB

Fundação: 1986

Regente: Maestrina Norma Romano

Formação: 80 crianças (05 e 14 anos)

Gêneros musicais: Clássicos, eruditos, músicas argentinas, músicas brasileiras, em especial nordestinas.

Principais apresentações: Concertos Internacionais na Argentina (1994 e 1997) e nos Estados Unidos (1996 e 1998). Em 2007, a OIEPB participou, em Buenos Aires, do VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis, além de apresentacões em reparticões públicas e solenidades.

A Orquestra Infantil do Estado da Paraíba foi fundada pela Professora Izabel Burity. O objetivo é promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela mesma; e divulgar um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, da nordestina. A “Orquestrinha” como é conhecida, se destaca como um dos poucos grupos infantis do gênero existentes na América Latina.

Sob a batuta da maestrina Norma Romano nascida em Buenos Aires- Argentina e radicada em João Pessoa, a partir de 1979, quando foi contratada pela Universidade Federal da Paraíba, para assumir a função de professora de piano.

Sua experiência profissional na área de trabalho com crianças motivou a criação da OIEPB, aperfeiçoando e popularizando o ensino da música junto às crianças, dando uma sólida formação musical para aqueles que desejam continuar a carreira de músico, ou enriquecendo os conhecimentos dos que acolhem a música como um complemento para obter uma sólida educação.

Norma rege o grupo desde a fundação, os pequenos músicos aperfeiçoam o talento musical até os 15 anos de idade, quando atingem idade e maturidade musical para ingressar em grupos jovens, como a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB).

Ao longo destes anos, a orquestra tem realizado apresentações no Brasil e no exterior e tem se destacado principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas. A Orquestra vem recebendo o apoio do Ministério da Cultura (MINC) numa série de apresentações em vários estados brasileiros.

A Orquestrinha é um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e como tal, visa à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os instrumentistas mirins.

Fontes:

http://www.multimusica.net.br/?q=node/4137

http://www.paraiba.pb.gov.br/orquestra-infantil-da-paraiba-apresenta-concerto-em-joao-pessoa/

http://www.paraiba.pb.gov.br/orquestra-infantil-divulga-lista-de-aprovados-para-temporada-2014-2/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *