O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/08/2015

Camalaú

Localizado na Microrregião do Cariri Ocidental. Habitava nas proximidades a tribo dos CAIBUS, cujo Chefe Guerreiro era Camalaú, origem do nome do lugar.
Data de publicação: agosto 18, 2015

Localização: Microrregião do Cariri Ocidental.

Área territorial de 543 688 km².

População / IBGE / 2014: 5.945 habitantes.

Gentílico: Camalauense

Limites geográficos municipais: Com o estado de Pernambuco e os municípios de São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Monteiro, Sumé e Congo.

Distância da capital João Pessoa: 332 km.

Acesso a partir de João Pessoa: Rodovias BR 230/BR 412/PB 224.

Data da emancipação política: 12 de dezembro de 1961.

Instalação do município em 19 de março de 1962.

Configurações geomorfológicas: Caracteriza-se por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino.

Altitude: 521 metros.

Vegetação: Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Hidrografia: Bacia hidrográfica do Rio Paraíba, região do Alto Paraíba. Principais cursos d’ água: os rios Paraíba, Monteiro e do Umbuzeiro e os riachos: do Mel, dos Cavalos, da Maniçoba, do Mulungu, Caraibeira, dos Gomes, Grota do Boqueirão, da Cachoeira, do Mamoeiro, da Pintada, da Gangorra, do Garrote, das Araras, do Umbuzeiro, da Ipueira e do Deserto. Principal corpo de acumulação de água: açude Camalaú (46.437.520m3). Os principais cursos d’ água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

Clima: Tropical Semiárido, com chuvas de verão. Precipitação média anual de 431,8mm e temperatura média anual oscilando em torno de 25 °C.

Economia: Agricultura, pecuária e comércio.

História do município: Na segunda metade do século XIX, as famílias de João José Cardoso da Silva e Clemente José de Oliveira, vindos de Pernambuco, instalaram-se na região onde se situa o Município, organizando as fazendas Boa Vista e Camalaú, respectivamente. Habitava nas proximidades a tribo dos CAIBUS, cujo Chefe Guerreiro era Camalaú, origem do nome do lugar.

A fundação do povoado deu-se em 21 de junho de 1895 quando, oficialmente, Domingos Ferreira Brito e sua mulher, Rosa Maria da Conceição doaram mais de dezesseis hectares de terra à Igreja Católica para a formação do Patrimônio de São José, mediante a solicitação de José Cardoso da Silva, que passou a ser considerado o fundador da cidade.

Eventos turísticos: Festa de Emancipação Política, Carnaval Molhado Vaquejadas, Motocross e Cavalgada.

Atrações Turísticas Naturais: Balneário Público, Açude de Camalaú, além de belas paisagens que podem ser encontradas na zona rural do Município.

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Praça Principal, Igreja Matriz de São José, Cruzeiro de Camalaú e Imagem de Santo Antonio em cima de um morro com vista para o Açude de Camalaú.

Equipamentos culturais / turísticos: Coral Municipal e lendas.

Fontes:

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/CAMA049.pdf

pt.wikipedia.org/wiki/Camalaú

http://www.camalau.pb.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *