O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/08/2015

Festa da Padroeira de Nova Olinda

Ou "Festa de Setembro" como também é intitulada. O evento acontece durante 10 dias. A programação é diversificada: Missa do Vaqueiro, cavalgada, carreata, entre outras.
Data de publicação: agosto 24, 2015

Município: Nova Olinda-PB

Região do Estado: Microrregião de Piancó

Distância de João Pessoa: 433 km

Padroeira: Nossa Senhora dos Remédios

1º ano: 1890

Data de realização do evento: Mês de setembro, do dia 5 a 14 de setembro.

Temática do evento: “Mulher, eis aí o seu filho {…} Eis a sua mãe”. Jo. 19,26

Local de realização: Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e praça pública.

A cada ano a cidade de nova Olinda se prepara e vive com grande sentimento de religiosidade a famosa Festa de Nossa Senhora dos Remédios ou “Festa de Setembro” como também é intitulada. O evento acontece durante 10 dias.

Dentro da programação das festividades: A missa do vaqueiro no parque Dionísia Moisés, cavalgada, alvorada, carreata, novenas, parque de diversões, tradicional pavilhão, barracas e shows de bandas locais.

Antes da abertura do novenário oficial na Igreja Matriz a imagem de Nossa Senhora dos Remédios percorre as comunidades por meio da peregrinação. A cada dia a equipe de missionários realiza as visitas às famílias e à noite, todos se reúnem para a Santa Missa.

A história da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios teve início no final do século XIX com o surgimento do povoado onde foi erguida uma capelinha, e no dia 15 de agosto de 1890 foi celebrada a 1ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, e a partir de então o Sítio Serra Furada passou a se chamar Nova Olinda, uma idealização do fundador Job de Sousa Dias.

O povoado é de origem é portuguesa, assim também a devoção a Nossa Senhora dos Remédios que veio de Portugal, simbolizada pela 1ª imagem quase bicentenária, da padroeira conservada até hoje.

A capelinha foi demolida e em seu lugar foi construída a atual matriz, que foi benta no dia 08 de setembro de 1955 pelo Bispo de Cajazeiras a quem pertencia a paróquia na época D. Zacarias Rolim de Moura. Em 30 de agosto de 1965 a capela se torna Paróquia em solenidade presidida por Dom Expedito Eduardo de Oliveira, com a presença do 1º vigário Padre Valdomiro Batista de Amorim, e vários outros padres. Mais tarde uma figura se destaca, é o Padre. José Lopes Sobrinho, vigário por 14 anos e grande benfeitor da Paróquia.

Hoje a Paróquia de Nova Olinda conta com diversos grupos e movimentos que participam da vida pastoral sob a coordenação do vigário Padre. João Romão são eles: Apostolado da Oração, Legião de Maria, Fraternidade do Escapulário, Mensageiros de Lourdes, Jesus Misericordioso, Encontro de Casais com Cristo (ECC) e as Pastorais da Família, da Criança, do Batismo, do Dízimo, da Comunicação e da Liturgia.

 

Fontes:

http://www.diocesedepatospb.org.br/missa-solene-da-padroeira-de-nova-olinda/

http://patosonline.com/post.php?codigo=29282

http://nsrno.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *