Município: Campina Grande-PB
Ano de criação: 2012
Formação: Adeildo Pereira (bandolim); Arthur Arruda (cavaquinho); Clemilson Dantas (violão); Sandro Félix (violão de 7 cordas) e Rennaly Lucas (Pandeiro).
Gênero musical: Música popular e instrumental brasileira (choro)
O Grupo campinense ‘Baú do Chorinho’ é um quinteto instrumental que teve sua estreia pública em julho de 2013, em uma apresentação no Museu Assis Chateaubriand da UEPB. Os músicos procuram lembrar obras consagradas de mais de uma dezena de compositores, escolhidos entre aqueles mais representativos da história do gênero.
Nos seus shows o Baú do Chorinho busca mesclar choros antigos, composições contemporâneas, também são lembrados clássicos de interpretes consagrados do chorinho como: Waldir Azevedo, Jacob do Bandolin, Pinxinguinha , Canhoto da Paraíba, entre outros.
Em artigo intitulado De barcos e naufrágios, sereias e baús, o integrante Adeildo Pereira afirma: “[…]‘Baú de Chorinho’: Além do propriamente atender ao ‘prazer de tocar’ de seus integrantes, o Grupo pretende ser uma contribuição à viva divulgação do conhecimento e ao incentivo do gosto das novas gerações quanto ao que considera o mais refinado gênero no ambiente musical popular brasileiro – o Choro. […]”
Fontes:
http://revistabarracuda.com.br/mostra-instrumental-de-chorinho-dia-16/