O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/08/2015

Comunidade Quilombola Pedra D’ água

O nome atribuído se dá devido às fontes de água que surgem em abundância entre as rochas no período de chuvas e dão nome ao rio que banha a comunidade.
Data de publicação: agosto 31, 2015

Município: Ingá

Região: Agreste Paraibano.

Distância da Capital João Pessoa: 95 km.

Vias de acesso: BR 230 e PB 066

A comunidade rural de Pedra D’ água limita-se ao Norte, com o sítio Pinga; ao Sul com a Lagoa dos Caldeiros; a Oeste com a Vila Pontina e a Leste com o Sítio Poço Dantas. O nome atribuído se dá devido às fontes de água que surgem em abundância entre as rochas no período de chuvas e dão nome ao rio que banha a comunidade.

A origem da Comunidade Pedra D’ água remonta a figura de um ancestral comum o Sr. Manuel Paulo Grande, o primeiro a se estabelecer na região após ter fugido devido a sua participação no movimento Quebra Quilos – revolta ocorrida no Nordeste brasileiro, entre fins de 1874 e meados de 1875, contra a implantação de um novo sistema métrico.

A área de aproximadamente 132,4 hectares é um local de terrenos íngremes, onde vivem 101 famílias remanescentes de quilombola (358 habitantes). Estes vivem basicamente da agricultura, sobretudo, do cultivo de mandioca, fava, milho e feijão, proporcionado por técnicas ainda rudimentares e a criação de gado e galinhas.

Algumas atividades são realizadas de forma coletiva, como é o caso da produção de derivados da mandioca na casa de farinha. Outra alternativa de gerar renda encontrada pela Comunidade foi o artesanato com a produção do bordado labirinto e a fabricação de utensílios de cerâmica, como potes, vasos e panelas.

As principais conquistas da Comunidade são: O reconhecimento da Comunidade de Pedra D’água pela Fundação Cultural Palmares como um grupo de remanescentes de quilombos no dia 19 de abril de 2005; em 18 de julho de 2008, através do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação – RTID a área foi delimitada em 132,4 hectares; Portaria de 10 de Janeiro de 2012, assinada pelo presidente do INCRA, Celso Lacerda, reconhece a Comunidade Pedra D’Água como terras da comunidade remanescente de quilombola; e em 05 de dezembro de 2013, através de decreto a Presidente da República que declara de interesse social, para fins de desapropriação, os imóveis rurais abrangidos pelo Território Quilombola Pedra D’Água, localizado no Município de Ingá, Estado da Paraíba.

 

Fontes:

http://www.koinonia.org.br/oq/noticias-detalhes.asp?cod=11457

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Dsn/Dsn13731.htm

http://equipeatescoonap.blogspot.com.br/2012/01/incra-reconhece-area-de-comunidade.html

http://www.incra.gov.br/incra-avanca-na-regularizacao-da-comunidade-quilombola-de-pedra-dagua-pb

http://www.institutocamargocorrea.org.br/noticias/Paginas/DiaConsci%C3%AAnciaNegra,GaivIng%C3%A1entregadoa%C3%A7%C3%A3oparaComunidadeQui

http://quilombosdaparaiba.blogspot.com.br/2015/03/informacoes-sobre-comunidade-quilombola.html lombola.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *