Nome: Estádio Governador Ernani Sátyro “ O Amigão”
Município: Campina Grande-PB
Localização: Rua Vigário Calixto, Bairro Catolé.
Ocupação atua: Estádio de futebol.
Ano de construção / inauguração: 08 de março de 1975.
Edificado entre os anos de 1974 e 1975. “O Amigão” como é mais conhecido, foi uma obra do governador Ernani Ayres Sátyro. Em 14 meses de construção foram necessários cerca de 15.000 metros cúbicos de concreto e 800 homens para a conclusão das obras do estádio, que tinha as dimensões do gramado de 110m x 75m e foi batizado com o nome do então governador.
Inicialmente, o Amigão deveria ter uma estrutura semelhante a do estádio Mineirão, localizado em Belo Horizonte, porém, tendo apenas a metade sul da marquise terminada, o resultado não saiu conforme a maquete, e de um jeito particular ficou com uma identidade própria.
O jogo inaugural se deu entre Botafogo do Rio de Janeiro, time do então governador do estado e o campinense, clube local. Já, o primeiro gol a ser marcado no estádio ocorreu em 16 de março de 1975, pelo jogador Pedrinho Cangula, do Campinense, no jogo em que Campinense e Treze.
A capacidade máxima do estádio bateu recorde em 7 de fevereiro de 1982, com uma lotação de 42.149 torcedores que assistiram um jogo do Treze e Flamengo-RJ. Após a colocação das cadeiras a capacidade do estádio foi reduzida consideravelmente.
Em 25 de novembro de 1992, a Seleção Brasileira jogou um amistoso contra a Seleção do Uruguai, perdendo de virada por 2 a 1. Em 2000, foi a vez do Campinense receber o time português do Rio Ave para um amistoso.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Governador_Ernani_S%C3%A1tyro
http://cgretalhos.blogspot.com.br/2010/01/o-estadio-amigao.html#.VXg8YvlViko