Naturalidade: Picuí-PB
Data de nascimento: 04 de julho
Formação artístico-educacional: Doutor em Artes Visuais e Educação pela Universidade de Barcelona.
Atividades artístico-culturais: Escritor e diretor de teatro.
Atividade Exercício-profissional: Professor no departamento de artes cênicas da UFPB.
Contato: carloscartaxo@ccta.ufpb.br
Ainda criança, Carlos Cartaxo começou a se interessar pelas artes cênicas através dos pequenos circos que se apresentavam em sua cidade, e brincava com os colegas circenses durante as tardes dos dias de espetáculo. Quando adolescente veio para a cidade de João Pessoa com o objetivo de estudar, onde iniciou, em 1975, o curso de iniciação teatral oferecido pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização. Atuou em vários espetáculos e dirigiu diversas peças infantis e adultas.
Carlos é autor do livro “A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia”. A obra foi elogiada por personalidades do mundo da literatura, das artes e da comunicação, um desses comentários foi do Jornalista Domingos Meirelles, que disse: “Ao resgatar a tragédia que se abateu sobre o clã dos Canuto no Sul do Pará, Carlos Cartaxo produziu um relato comovente de uma das páginas mais sórdidas da vergonhosa história do latifúndio na região amazônica: O confronto é desigual e perverso entre os grandes fazendeiros e os trabalhadores rurais que lutam para sobreviver, num ambiente desapiedado e hostil, onde o código gelatinoso das leis se orienta mais pelo tilintar das moedas do que pela boa aplicação do direito. (…)”
Durante sua trajetória, Carlos escreveu vários livros e ganhou prêmios na literatura, a exemplo do prêmio Jabuti, no ano de 2001. Nas artes cênicas (Teatro) escreveu diversos textos.
Fontes: