O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/09/2015

Orquestra Sinfônica da UFPB

Faz parte de um projeto do Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA, e tem sua sede na Sala Radegundis Feitosa.
Data de publicação: setembro 8, 2015

Município: João Pessoa-PB

Fundação: Novembro de 2012

Formação atual: Composta por professores, alunos e músicos profissionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Estilo Musical: Música Clássica, música contemporânea, música popular brasileira.

A Orquestra Sinfônica da UFPB faz parte de um projeto do Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA, e tem sua sede na Sala Radegundis Feitosa. Para administrar tanto a nova Orquestra, quanto a Sala Radegundis, o CCTA criou em fevereiro de 2013 o Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), cujo Coordenador Executivo é o professor Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha). Já a atual Coordenadora da OSUFPB é a professora Luceni Caetano.

A Orquestra Sinfônica da UFPB tem em seu quadro de músicos quatro segmentos: Músicos contratados pela UFPB especialmente para tal função; professores dos Departamentos de Música e de Educação Musical; alunos de música da UFPB; e voluntários (incluindo ex-professores e alunos egressos).

A nova Orquestra tem funções múltiplas, além de cumprir uma agenda de concertos regulares; a OSUFPB serve a diversos e variados projetos universitários, envolvendo os alunos e professores de instrumento e canto, de composição e de regência, e dessa forma, abre espaço para um abrangente leque de apresentações inovadoras e diferentes das orquestras tradicionais.

A Orquestra tem um perfil pedagógico e busca explorar um amplo repertório com obras de grandes compositores da história da música, ao mesmo tempo em que contempla compositores brasileiros e paraibanos, eruditos e populares, ampliando o universo de sonoridades a partir de várias formações orquestrais.

Para cumprir este intento de experimentar possibilidades sonoras, a OSUFPB se dividiu em subgrupos a partir de seus naipes, como metais, cordas, percussão, sopros, etc. Com isso as apresentações se diversificam a partir de um repertório criteriosamente escolhido para o deleite do público.

A OSUFPB engloba variados níveis da música instrumental. Em seu primeiro ano, a orquestra e seus diversos segmentos chegaram a um impressionante número de concertos, com os mais diversificados programas, incluindo obras inéditas na Paraíba, repertórios tradicionais, música contemporânea, música popular, com a participação de vários solistas e regentes convidados, da casa e de fora (nacionais e internacionais), sempre contando uma plateia numerosa e atenta.

A Temporada da OSUFPB oferece uma programação semanal com apresentações de concertos todas às sextas-feiras, promovido pelo CCTA da UFPB, e desenvolvido pelo LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada da UFPB) em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical da instituição.

A OSUFPB realiza suas apresentações semanais e gratuitas, sempre no mesmo horário e local, proporcionando ao público a oportunidade de apreciar música de qualidade, fortalecendo o movimento sinfônico no Estado e formando plateia para esta expressão musical.

Fontes:

http://www.ufpb.br/content/concerto-marca-estreia-da-orquestra-sinf%C3%B4nica-da-ufpb

https://www.facebook.com/orquestrasufpb/timeline?ref=page_internal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *