O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/09/2015

Mayana Neiva

Atriz (teatro, cinema e televisão) escritora e cantora. A paraibana fez sua estreia na dramaturgia da Rede Globo, na minissérie “A Pedra do Reino”.
Data de publicação: setembro 10, 2015

Naturalidade: Campina Grande-PB.

Nascimento: 15 de maio de 1983

Contato: (021) 2484 3860

E-mail: maurolemos@twogether.com.br (assessoria)

Instagram: https://www.instagram.com/mayananeiva/

Formação artístico-educacional: Graduada em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo. Curso de Dramatização na Universidade de São Francisco, Califórnia.

Atividades artístico-culturais: Atriz (teatro, cinema e televisão) escritora e cantora.

Premiações: Atriz revelação- Prêmio Arte Qualidade Brasil (2010) e Melhores do Ano-Domingão do Faustão (2011).

Mayana Maria Ramos Neiva despertou interesse para o mundo das artes cênicas aos 15 anos, quando saiu de casa para fazer um intercâmbio escolar, nos Estados Unidos. Aos dezenove anos, após voltar dos Estados Unidos, Mayana é descoberta enquanto representava em uma peça de teatro pela organização do certame Miss Paraíba, que a convence a participar do concurso. Ela então é coroada Miss Campina Grande, no ano de 2003, pelo concurso Beleza Paraíba. Na etapa estadual, vence e torna-se a Miss Paraíba do mesmo ano.

Sua estreia na televisão deu-se em 2007 com a minissérie A Pedra do Reino. Contudo, Mayana veio mesmo a se destacar como Karina na minissérie Queridos Amigos, em 2008. O convite para essa minissérie veio da autora Maria Adelaide Amaral, que conhecia seu trabalho no teatro com Antunes Filho. Em 2010, a atriz fez sucesso interpretando a personagem Desireé Oliveira na versão de 2010 da novela Ti Ti Ti, na Rede Globo; em 2011 Mayana participou da novela Cordel Encantado, na qual ela deu vida a cineasta Vicentina Celeste e em agosto do mesmo ano lançou seu primeiro livro, intitulado Sofia, de cunho infantil. No ano seguinte, 2012, ela entra para o elenco da minissérie Dercy de Verdade, em que foi a artista de teatro Olímpia. Já na novela Amor Eterno Amor interpretou a vilã Maria do Amparo.

Em 2013, a atriz protagonizou o curta-metragem O tempo que Leva, que participou de mais que dez festivais nacionais e internacionais, levando prêmios como o de melhor curta no Festival de Cine Latino Americano de La Plata, na Argentina, e melhor direção de arte no Festival Curta Coremas, na Paraíba, bem como no Florianópolis Audiovisual MERCOSUL. Também nesse mesmo ano esteve no elenco da novela global Sangue Bom, na qual interpretou a decidida Charlene.

“Minha mãe diz que fui determinada para nascer. E eu trouxe isso para a vida na hora de correr atrás dos sonhos e dos objetivos. É delicioso olhar para atrás e recontar essa história para mim mesma, mas sinto que há muito mais para ser desbravado”, conta a atriz.

A atriz paraibana que vivia em São Paulo mudou-se em 2014 para Nova Iorque-Estados Unidos onde pretende consolidar uma carreira internacional.

Em 2016 Mayana Neiva fez parte do elenco do longa metragem “Para Minha Amada Morta”, filme do diretor baiano Aly Muritiba.  O longa fez parte da mostra competitiva de longa-metragem do 10º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro em João Pessoa. O filme foi exibido gratuitamente com a apresentação da própria atriz aqui em João Pessoa.

Ainda em 2016 Mayana Neiva integrou o elenco da segunda temporada da série “O Hipnotizador” e junto com Fernando Alves Pinto foi destaque como únicos brasileiros na trama. De acordo com o jornal O Globo, a produção bilíngue e a atriz teve atuação em português e castelhano. A série foi rodada no Uruguai, e todo o restante do elenco é estrangeiro. A temporada estreou no dia 29 de outubro de 2017 no canal HBO.

Em 2017 o relacionamento de Mayana e Rich Torrisi acabou e a atriz voltou a viver no Brasil, assim voltando a fazer novelas.

Em 2020 a atriz se esforçou muito para interpretar a charmosa Karine de “Éramos Seis”, em entrevista para o jornal correio do estado ela fala “Eu já entrei com a novela caminhando. Então, é sempre uma coisa mais acelerada. Como a novela já havia sido escrita anteriormente, era um pouco mais estável do que outras narrativas. Então, usei muitas referências de filmes como ‘Garota Dinamarquesa’ e ‘O Talentoso Ripley’. Trabalhei, na verdade, com a ideia de humanizar uma personagem que traz uma série de pontos polêmicos, humanizando essas questões, enfim trabalhando com os diretores para trazer um 360º de uma história de conflitos”.

Filmografia Televisão: 

2007 – A Pedra do Reino (Heliana Swendson / Onça Caetana); 

2008- Queridos Amigos (Karina)- Episódio: “23 de março”;

2009- Som & Fúria (Fada Madrinha)- Episódio: “7 de julho”;

2010- Dalva e Herivelto (Conceição Sílvia Torelly); 

           Ti Ti Ti (Desirée Oliveira Bianchi);

2011- Batendo Ponto (Vitória Guimarães)- Episódio: “8 de maio”;

            Cordel Encantado (Vicentina Celeste)- Episódio: “23 de setembro”

2012- Dercy de Verdade (Olímpia);

           Amor Eterno Amor (Maria do Amparo Vieira / falsa Elisa);

2013-Sangue Bom (Charlene de Carvalho Rabelo)

2017- O Outro Lado do Paraíso (Leandra);

            O Hipnotizador (Mariela)- Episódio: “17 de dezembro”

2018- Rotas do Ódio (Carolina Ramalho)

Filmografia Cinema: 

2009- Os Normais 2 – A Noite mais Maluca de Todas (Francesa);

2013- Infância Clandestina (Carmem);

2014 –O Tempo que Leva (Jamila)- Curta-metragem;

2015- O Vendedor de Passados (Stela);

2016- Para a Minha Amada Morta (Raquel);

           Idée Fixe (Oja Kadar)- Curta-metragem;

2018- Beiço de Estrada (Dora);

2020- Águas Selvagens (Rita Azucena de Benítez).

Fontes:

http://www.paraibatotal.com.br/a-paraiba/cultura/personalidades/mayana-neiva

http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/07/em-sangue-bom-mayana-neiva-celebra-30-anos-sou-meio-peter-pan.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mayana_Neiva

https://www.correiodoestado.com.br/correio-b/entrevista-com-mayana-neiva/368709

https://www.estrelando.com.br/nota/2020/03/11/mayana-neiva-fala-da-repercussao-da-infidelidade-de-karine-sua-personagem-em-eramos-seis—muita-gente-incentiva-246502

https://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/mayana-neiva-uma-atriz-incansavel-no-oficio-de-encantar.html

https://revistamarieclaire.globo.com/Celebridades/noticia/2018/07/vivendo-nos-eua-atriz-mayana-neiva-estreia-em-serie-da-netflix-no-pais.html

https://natelinha.uol.com.br/series/2016/11/29/mayana-neiva-e-excecao-em-serie-da-hbo-e-sera-unica-brasileiro-no-elenco-103676.php

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/12/filme-com-atriz-paraibana-mayana-neiva-e-lancado-em-joao-pessoa.html

https://estacaonerd.com/segunda-temporada-de-o-hipnotizador-serie-original-da-hbo-estreia-em-29-de-outubro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *