Município: João Pessoa – PB
Ano de Fundação: 1997
Formação Atual: Mariana Rodrigues (Viola); Priscila Ewald (Violino); Helio Giovanni Medeiros da Silva (Sanfona); Rafael Laurindo (Baritono); João Victor Figueiredo (Percussão); Gustavo Seabra (Mandolino); Thiago Wesley (Tenor); Heloísa Muller (Produtora Artística, Cravo); Ibaney Chasin (Diretor artístico, chitarrone e guitarra barroca); Rainer Patriota (Viola da Gamba e Violão).
Estilo Musical: Barroco
O Grupo Camena foi fundado por Ibaney Chasin e Heloísa Muller, professores do Departamento de Música da UFPB, com o objetivo de pesquisar e executar o repertório dos séculos XVI e XVII. Com instrumentos musicais da época, os cantores conservavam o mesmo núcleo artístico: O canto (de um ou mais cantores) e um violino que se faziam acompanhar por um baixo contínuo formado pelo cravo, chitarrone, cello e/ou viola da gamba.
Durante sua trajetória, além de apresentar-se regularmente em João Pessoa e em outras tantas capitais do país, produziu conhecimento acadêmico sintetizado, primordialmente, em dois livros lançados pela Editora Perspectiva, de autoria de Ibaney Chasin: O Canto dos Afetos, 2004, e Música Serva D’Alma, 2009.
O Grupo Camena por meio do Projeto Camena de Oficina Barroca, o qual é coordenado por Heloísa Muller, realiza concertos de música barroca e colonial latino-americana, dentro e fora da Universidade. O objetivo é levar às salas de concerto da cidade o repertório trabalhado nas disciplinas de Música de Camera durante o semestre letivo.
A presença do grupo transforma em extensão universitária institucional uma atividade didático-pedagógica, que se desenvolve no âmbito do Departamento de Música da UFPB. Há pouco mais de dois anos, o grupo assumiu sua mais nova configuração, agregando ao seu núcleo a percussão, um trompete e, mais recentemente, uma sanfona, numa dinâmica que adequou sua orgânica ao repertório que desejava interpretar.
Fontes: