O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/08/2016

Circuito Varadouro Cultural

Um movimento social da cultura organizado em rede. Atua em três polos criativos de maior efervescência: Ponto Cem Réis, Praça Rio Branco e a Praça Anthenor Navarro.
Data de publicação: agosto 12, 2016

Município: João Pessoa/Centro Histórico.

1ª edição: 2014

Site: http://www.varadourocultural.org/

Prêmio de Economia Criativa do Ministério da Cultura (2012).

O Varadouro Cultural caracteriza-se como um movimento social da cultura organizado em rede, com o objetivo de fortalecer as atividades culturais que acontecem no Centro Histórico da cidade; envolvendo também bairros e comunidades do entorno, como o Porto do Capim e o Róger.

O projeto surgiu com a intenção de realizar shows, festivais, oficinas, exposições artísticas, apresentações teatrais, fazendo do Centro Histórico um receptáculo das mais variadas expressões artísticas e culturais.

Fazem parte do Varadouro Cultural organizações coletivas, associações, produtoras, pequenos empreendimentos, casas de espetáculos, estúdios, agentes e artistas independentes, entre outros grupos mobilizados em torno dos setores cultural e criativo, a exemplo: Coletivo Mundo, Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Balaio Nordeste, Centro Cultural Piollin, Pogo Pub, Vila do Porto, Cachaçaria Philipéia, entre outros.

Em 2012, a rede foi reconhecida e premiada pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Secretaria de Economia Criativa com o Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras – Categoria Modelos de Gestão.

O Varadouro Cultural viabiliza o debate sobre o fortalecimento das identidades culturais que se expressam em sua diversidade. Em âmbito local, estimula oportunidades de geração de renda de ocupações produtivas e de renda para os moradores do entorno, os agentes culturais e os empreendimentos que ali atuam, visando o desenvolvimento sustentável do território. A rede ganha notoriedade no âmbito das políticas culturais da cidade, ao passo que se posiciona, formula e dialoga com o poder público, construindo uma cultura participativa e protagonista.

O projeto atua em três polos criativos de maior efervescência: Ponto Cem Réis, praça com capacidade para grandes eventos e que recebe a maior parte da programação cultural realizada pelo Poder Público; Praça Rio Branco, que abriga programações diversas, umas começam cedo e se firmam como programas de família, outras acontecem ao longo da tarde e à noite, sob o apoio do grupo Beco Cultural e da Cachaçaria Philipéia. O terceiro polo é a Praça Anthenor Navarro, espaço que abriga a maior parte das ações e espaços independentes e alternativos da cidade, bem como uma diversidade de empreendimentos criativos (a maioria, integrante deste Arranjo Produtivo Local).

Todos os eventos que ocorrem no circuito são de fácil acessibilidade ao público. Os preços variam entre R$ 5 a 20 reais; e alguns eventos são gratuitos.

Fontes:

http://www.varadourocultural.org/

http://www.portalcodisma.com.br/noticia-224-varadouro-cultural-em-jp-divulga-programacao-de-fevereiro.html

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20150107104014&cat=cultura&keys=circuito-varadouro-cultural-lanca-sua-programacao-verao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *