O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/03/2016

Paixão de Cristo

A cidade de Riacho de Santo Antônio todos os anos no mês de abril é transformada na Terra da Paixão. A encenação acontece sob o céu estrelado do Cariri Paraibano.
Data de publicação: março 24, 2016

Município: Riacho de Santo Antônio – PB

Região do estado: Cariri Paraibano.

Distância de João Pessoa: 200 km

Mês de realização do evento: Abril

Local de realização: Centro Teatral João Capibaribe

 

A cidade de Riacho de Santo Antônio todos os anos no mês de abril é transformada na “Terra da Paixão”, onde é encenado “A Paixão de Cristo”. O tradicional espetáculo é realizado no Centro Teatral João Capibaribe, considerado o Maior Teatro ao Ar Livre da Paraíba. A peça teatral atrai todos os anos cerca de cinco mil pessoas, entre adultos e jovens que vão ao Cariri Paraibano assistir a cenas emocionantes e de rara beleza.

A encenação teve início no ano de 1978, e conta a história dos últimos dias de Jesus começando pelo “Sermão da Montanha” e encerrando com a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. A grande história de fé, esperança e emoção é contada por 200 atores e figurantes em nove monumentais palcos, com cenários grandiosos, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Templo de Jerusalém entre outros.

Os textos, vídeos e fotos procuram descrever o espetáculo, mas, como os próprios espectadores reconhecem. Só mesmo assistindo in loco é possível se ter a ideia real de toda a sua grandiosidade e emoção.

A cada noite, durante os dois dias de apresentações, o espetáculo comove platéias de mais de 3.000 mil pessoas. Na Paixão de Cristo de Riacho de Santo Antônio, o público acompanha cada passo de Jesus e seus seguidores.

Em pouco mais de duas horas, o realismo que brota nas cenas, na fisionomia e nos trajes dos personagens faz com que todos os que assistem ao espetáculo deixem de ser meros espectadores.

Sob o céu estrelado do Cariri, na companhia de um luar de sonho, típico das noites dessa região, o público inevitavelmente se confunde com os figurantes.

As pessoas passam a ser coadjuvante das cenas que se desenrolam, cada um se sente como se fosse alguém do povo, que um dia seguiu os passos de Jesus em terras da Palestina há dois mil anos. Tudo isso faz da Paixão de Cristo de Riacho de Santo Antônio, uma oportunidade única de vivenciar a mais emocionante história da humanidade.

Fontes:

http://secultriachodesantoantonio.blogspot.com.br/

http://www.riachodesantoantonio.pb.gov.br/paixao-de-cristo-2015/

http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=251278&search=||infogr%E1ficos:-hist%F3rico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *