O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/09/2015

Barros de Alencar

Cantor, compositor, radialista e apresentador de televisão. O artista paraibano faz parte da história da cultura pop brasileira.
Data de publicação: setembro 16, 2015

Naturalidade: Uiraúna-PB

Nascimento: 05 de agosto de 1940.

Atividades artístico-culturais: Cantor, compositor, radialista e apresentador de televisão.

Prêmios: Emanuela (Emmanuelle), de P. Bachelet e H. Roy, trilha de um famoso filme da época, com versão sua.

Estilo Musical: Brega e Música Popular Brasileira.

Cristóvão Barros de Alencar, ou simplesmente Barros de Alencar, começou sua carreira como radialista quando trabalhou na Rádio Borborema em Campina grande. Sua carreira artística iniciou-se no final da década de 1960, quando comandou programas de rádio voltados para a jovem-guarda.

A primeira gravação de Barros de Alencar é um Compacto Simples de 1966. C-33-6209 da Gravadora Chantecler. Lado 1 – “Agora Sim”, versão de Herculano Jardim da música “Adesso Si” de Sérgio Endrigo. Lado 2 – “Não Vá Embora” versão de Barros de Alencar da música “Tu Me Plais Et Je T’Aime” de J. L. Chauby e Bob Du Pac.

Em 1968 lançou outro compacto simples, com a canção “Não me peça um beijo”, de autoria de Antonio e Mário Marcos. Em 1979, lançou o LP Sentimental, no qual interpretou, entre outras, as músicas Amanhã o que será (Adios), de Juan Pardo. Nesse ano, no LP As campeãs da volta do sucesso, da gravadora Seta, incluiu a sua interpretação de Prometemos não chorar, de sua autoria.

Em 1980, apresentou na Rádio Tupi de São Paulo o programa “Só Sucessos”.

Nas atividades de apresentador de Televisão destacou-se com o “Programa Barros de Alencar” que foi ao ar de 1982 a 1986, e ficou famoso pelo bordão: “Alô, mulheres, segurem-se nas cadeiras. Alô marmanjos, não façam besteiras!”. Além de receber artistas famosos, o programa tinha quadros como um concurso de sózias do Michael Jackson (quem ganhou foi uma mulher chamada Lúcia Santos, a “Maika Jeka”) e o humorista Markito.

Ainda nos anos 1980, sua interpretação para A primeira carta foi incluída na coletânea “Astros do disco”, da RCA Victor.

Apresentou nas madrugadas da CNT do Rio de Janeiro, o programa “CD na TV”.

As últimas informações que se tem de Barros de Alencar é que reside na cidade de São Paulo e está participando do programa Kaká Siqueira na Rádio Record AM (1.000 kHz – São Paulo/SP), onde apresenta o quadro “Momento Barros de Alencar”. O artista paraibano faz parte da história da cultura pop brasileira.

Obras musicais/Barros de Alencar:

Ana Cristina • Apenas 3 minutos (c/ Ivan) • Bem perto de ti (Pequeña Mariposa) (c/ Joseph) • O maior amor do mundo (Le premier amour du monde) • Não posso mais viver sem ti • Noites (Nachts) (c/ F. Berlipp e B. Tilgert) • Por toda a vida (For the good times) (c/ K. Kristofferson)

Discografia:

Não me peça um beijo – 1968 – compacto simples.

Não posso mais viver sem ti/Ana Cristina (1971) RCA Victor Compacto Simples

Barros de Alencar (1973/1975/1978/) RCA Victor LP

Sentimental (1979) RCA Victor LP

 

Fontes:

http://www.bastidoresdoradio.com/barrosdealencar.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barros_de_Alencar

http://www.last.fm/pt/music/Barros+De+Alencar/+wiki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *