O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/09/2015

Luizinho Calixto

Um dos melhores tocadores da sanfona de oito baixos do Brasil. Seu talento ultrapassou as fronteiras brasileiras.
Data de publicação: setembro 16, 2015

Naturalidade: Campina Grande – PB / Radicado no Ceará

Nascimento: 21 de junho de 1956

Contato: luizinhocalixto@hotmail.com

Atividades artístico-culturais: cantor, compositor, instrumentista, diretor musical e artista plástico (nas horas vagas)

Tudo começou com Seu Dideus, o pai de quatro talentosos sanfoneiros (Zé, Bastinho, João e Luizinho Calixto), que sempre incentivou os filhos a prática musical da sanfona de oito baixos.

Luiz Gonzaga Tavares Calixto, ou simplesmente Luizinho Calixto, carrega em sua essência o dom musical proveniente de uma família de instrumentistas da sanfona de 8 baixos, caçula de quatro irmãos Luizinho Calixto iniciou suas atividades como “tocador de sanfona” aos dez anos de idade.

Extremamente versátil, além do seu tradicional instrumento, o músico toca também um pouco de acordeom de 120 baixos, violão, cavaquinho, zabumba, pandeiro, triangulo, agogô e reco-reco. Ao longo do tempo, alguns ritmos que ainda não haviam sido executados por sanfoneiros de oito baixos passaram a ganhar espaço nas mãos de Luizinho Calixto, tais como o tango, bolero, valsa, bossa nova, xote, forró, frevo, samba, baião, marchinhas juninas e o chorinho.

Suas apresentações são sempre acompanhadas por um regional, ou uma banda. O regional é composto por sanfona de 08 baixos e voz, violão de 07 cordas, cavaquinho, pandeiro e triangulo, e a banda é composta por Sanfona de 08 baixos e voz, guitarra, contra baixo, bateria, zabumba, cavaco e triangulo.

O artista é reconhecido no cenário artístico nacional, e gravou seu primeiro disco intitulado ‘Vamos Dançar Forró’ na década de 1970, época em que residia no Rio de Janeiro. Durante sua carreira, gravou 11 álbuns, entre vinil e CDs, e teve a oportunidade de tocar com músicos consagrados como Sivuca, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

Seu talento ultrapassou as fronteiras brasileiras e mostrou sua arte também em países como Portugal, Espanha, França e Argentina. Tem sucessos gravados por Beto Barbosa, Dominguinhos, Zé Calixto, Bastinho Calixto, Magno e outros artistas conhecidos nacionalmente.

Um dos momentos marcantes da sua vida foi quando Luizinho participou de um encontro internacional de sanfoneiros, promovido pela Associação de Sanfoneiros do Brasil, em Jaú (SP), onde se apresentou na companhia do acordeonista italiano Mirco Pattarini.

O musico escreveu o “Manual para ensinar a arte de tocar sanfona de oito baixos”; e além da música também atua nas atividades de arte-educador, onde realiza palestras e aulas em diversos estados do país, e se dedica as artes visuais (plásticas) e desenho.

Fontes:

https://www.facebook.com/LuizinhoCalixto8baixos/timeline

http://www.forroemvinil.com/luizinho-calixto-la-vai-alegria/

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/luizinho-calixto-toca-choro-ao-som-da-sanfona-na-praca-rio-branco/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *