O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/09/2015

Roberta Miranda

Cantora, compositora e produtora. A paraibana recebeu o título de "Rainha da música sertaneja".
Data de publicação: setembro 21, 2015

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 28 de setembro de 1956

Contato: (11)96862-4792

Site: www.robertamiranda.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/RobertaMirandaOficial/

Instagram: https://www.instagram.com/robertamiranda/

Atividades artístico-culturais: Cantora, compositora e produtora.

Estilo musical: Sertanejo.

Discografia: Roberta Miranda, 1986; Volume 2, 1987; Volume 3, 1989; Volume 4, 1990; Coletâneas, 1990; Sol da Minha Vida, 1992, Volume 6, 1993; Volume 7, 1994; Volume 8,1995; Volume 9, 1996; Vida, 1997; Paixão,1998; Caminhos, 1999; A Majestade, O Sabiá Ao Vivo, 2000; Histórias de Amor, 2001; Tudo Isto É Fado, 2001; Pele de Amor, 2002; Alma Sertaneja, 2004; Acústico Ao Vivo, 2005; Senhora Raiz, 2008; Sorrir Faz a Vida Valer, 2010; Boleros, 2011; Roberta Miranda: 25 Anos – Ao Vivo em Estúdio, 2013; Roberta canta Roberto, 2014 e Os Tempos Mudaram (Ao Vivo), 2017.

Maria Albuquerque Miranda, Conhecida por seu nome artístico, Roberta Miranda, aos 8 anos de idade mudou-se com a família para São Paulo. Despertou, desde criança, o sonho de ser cantora. No curso colegial trocava as aulas por praticar violão. Sofreu muitas pressões familiares para desistir do objetivo de se realizar profissionalmente como compositora e cantora, já que, pelo desejo da família, seria professora.

Aos 16 anos, começou a cantar em bares, casas noturnas e bailes de bairro. Interrompeu sua atuação como crooner por três anos para proteger sua voz e seu canto. Nesse período trabalhou como maquiadora e assistente de estúdio, nunca deixando de compor. Produziu 400 músicas nesse período.

Posteriormente, mostrou sua música “Majestade, o Sabiá”, numa gravadora. Eles gostaram muito e resolveram gravar. Foi sucesso na voz de Jair Rodrigues que vendeu quase um milhão de discos. Finalmente, a cantora gravou o seu primeiro disco e após 8 meses viajando pelo país, a fim de divulgar seu trabalho, o sucesso chegou.

Roberta Miranda se tornou a primeira cantora da Música Popular Brasileira a vender mais de um milhão e meio de discos no lançamento do primeiro álbum de sua carreira.

Em 2015, Roberta ganhou o 26º prêmio da música brasileira na categoria melhor cantora de canção popular.

Ainda em 2015 lançou a música “Acho que esqueci de mim”. A artista contou no Programa do Jô que estava preparando um CD só de inéditas, quando tomou conhecimento que a música tinha “vazado” na internet.

“Um dia cheguei em Goiânia e disseram que eu tinha que ir à rádio, para falar de uma música. Fiquei sem entender. Até que tomei conhecimento que alguém pegou a canção e jogou na internet. Graças a Deus, ela tá virando sucesso”, disse.

Em 2016 Roberta Miranda é eleita a mulher mais talentosa em 2016, com 28 anos de carreira e o status de rainha da música sertaneja, a cantora Roberta Miranda foi a vencedora da enquete do Conceito Sertanejo sobre a principal voz feminina do gênero musical.

Em 2017 Roberta Miranda convidou nove cantoras: Marília Mendonça (Os tempos mudaram), Day & Lara (Boate azul), Naiara Azevedo (Dói), Simone & Simaria (São tantas coisas), Solange Almeida (Meu dengo) e Maiara & Maraisa (Vá com Deus), para participar das produções  mais recentes, o CD e o DVD Os tempos mudaram.

A cantora lembra que, apesar do sucesso com o público, esse foi um período duro para ela dentro do universo sertanejo. “Foi algo ferrenho, difícil. Imagina uma mulher, no mundo sertanejo e nordestina, com um sucesso extraordinário, onde só tinham duplas masculinas. Ela vem, tira o brilho deles, derruba tudo isso e ocupa um lugar? Foi uma luta”, lembra.

Em 2018 após ter lançado Os tempos mudaram (2017), registro ao vivo de show em que cantou com as principais artistas em evidência no universo sertanejo feminino, Roberta Miranda preparou álbum gravado em estúdio com músicas inéditas.

Uma dessas músicas é Saudade infinita, composição feita por João Dias, fã da cantora paraibana. Mas o primeiro single do álbum é Minha vida é você, música de autoria da própria Roberta Miranda. 

Em 2019 Roberta iniciou a turnê “Moments”, onde cantou no palco os grandes clássicos que cantou em suas três décadas de carreira, além de novas músicas e releituras de outros artistas, como “Como uma Onda no Mar”, de Lulu Santos.

Lançou também o DVD Roberta Miranda 25 anos.

Agora em 2020 Roberta reúne famosos pela internet para o clipe “Abraço Com a Música”.

Com fama nacional e internacional e 20 milhões de cópias vendidas, é a quarta cantora brasileira que mais vendeu discos. Merecedora do título “Rainha da música sertaneja” e com mais de 700 composições, entre seus maiores sucessos estão A Majestade O Sabiá, Pimenta Malagueta, Vá Com Deus e Sol da Minha Vida.

Roberta declara “Lutei muito para que a mulher fosse reconhecida no sertanejo”. A cantora diz que se sente “uma enviada para mostrar sua arte”. “Não posso deixar de fazer jus e levantar a bandeira com muito orgulho e afinco para o povo que me consagrou como a rainha da música sertaneja”. Completa.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberta_Miranda

http://www.robertamiranda.com.br/site/biografia

http://www.dicionariompb.com.br/roberta-miranda/dados-artisticos

http://www.vagalume.com.br/roberta-miranda/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *