O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/09/2015

João de Deus Cavalcante

O artesão utiliza sucata que estão destinadas ao ferro velho, e produz obras de arte de uma beleza sem igual. Dom Quixote é um dos personagens que mais aprecia criar.
Data de publicação: setembro 25, 2015

Naturalidade: Cerro Corá- RN / Radicado em João Pessoa-PB

Nascimento: 1964

Contato: (83) 98722-6343

Atividade artístico-cultural: Escultor e artista plástico.

Matéria – prima: Sucata/ferro velho.

Peças produzidas: Esculturas em metal.

Foi dentro de sua oficina, onde exercia atividades profissionais de Mecânico de automóveis, que João de Deus Cavalcante começou a criar um mundo imaginário e paralelo; e assim passou a enxergar as peças dos carros como elementos essenciais de sua arte. Cada peça tinha uma importância e um valor exclusivo, em que tudo se transformava em artesanato.

João De Deus utiliza restos e sucatas do aço, flandres e ferro que tinha como destino o ferro velho e passou a reluzir como ouro nas mãos do artista. Ele produz obras de arte de beleza sem igual.

O rico repertório desse artesanato de reciclagem é criado a partir da própria experiência de vida do artista. O Exímio mecânico descobriu-se também como artesão, escultor de figuras, imagens e outras invenções do cotidiano.

Ao utilizar materiais que seriam descartados, e, como a reciclagem de materiais está na ordem do dia, João de Deus contribui à sua maneira para uma política de auto sustentabilidade, fato que inclusive agrega valor e promove suas obras.

Ele utiliza sucata de automóvel, de bicicleta e outros materiais. Faz motos, carros e tanques de guerra em miniatura, luminárias, animais diversos e outras peças, que variam de 10 cm a um metro de altura. Dom Quixote é um dos personagens que mais aprecia criar.

Atualmente João vive uma nova fase de sua arte, passou a desenvolver e produzir peças mais leves e de encaixe, por estar enfrentando alguns problemas de saúde que o impossibilitou temporariamente de manusear materiais mais pesados. Nesse momento ele conta com o companheirismo de seus filhos, que o ajudam na execução de tarefas e comercialização de suas peças.

Seus trabalhos estão exposição permanente no Museu do Folclore do Rio de Janeiro e na Universidade da Bahia em Salvador.

O artista realizou a exposição “O Esplendor do Ferro aos Olhos de Deus” na Casa o Artista Popular em João Pessoa, em Maio de 2015.

 

Fontes:

http://aquiacontece.com.br/noticia/2011/03/01/centro-nacional-de-folclore-e-cultura-popular

http://paraiba.pb.gov.br/artistas-paraibanos-expoem-no-rio-de-janeiro-trabalhos-feitos-com-sucatas/

http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1627/artistas-paraibanos-expoem-obras-em-metal-no-centro-nacional-de-folclore-e-cultura-popular

https://www.facebook.com/pages/Museu-Casa-do-Artista-Popular-Janete-Costa/345024248939795?sk=photos_stream

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *