Paraíba-Brasil
Gênero: Documentário
Direção: Bertrand Lira
Elenco: Não informado
Fotografia: Bertrand Lira, Francisco Sales e Jaime Prado.
Montagem: Shirley Martins e Yorster Queiroga
Música: De Guerreiro, Mano Jorge
Escola Produtora: Laboratório de Desenvolvimento de Materiais Instrucionais
Ano: 2003
Duração: 20 minutos
Cor: Colorido
Formato: Vídeo
Sinopse: Uma rádio comunitária, fruto do sonho de um grupo de jovens da favela Maria de Nazaré, tem papel fundamental no resgate da autoestima da comunidade e no exercício de sua cidadania. A favela é resultado da ocupação de uma área situada entre dois bairros populares da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.
De uma brincadeira de pré-adolescentes, a “rádio” evoluiu para um sistema de alto-falantes que atinge toda a comunidade, envolvendo crianças, jovens e adultos, numa prática democrática de comunicação. O vídeo conta essa história, através de depoimentos de moradores e extensionistas da UFPB envolvidos no projeto.
O documentário ‘Bom dia, Maria de Nazaré!’ É um dos documentários mais premiados e o mais marcante para Bertrand Lira como ele mesmo afirma, quando questionado sobre qual o documentário mais marcante ele diz – “Bom dia, Maria de Nazaré! Com qual tive um reconhecimento jamais esperado”.
O reconhecimento que o diretor diz é ter recebido o Prêmio JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival de 2004, no Japão. O documentário Bom dia, Maria de Nazaré concorreu com cerca de outros três mil documentários do mundo inteiro.
A produção contou com a ajuda de Shirley Martins que atualmente é professora de cinema na UFCE e estudantes que participavam de projetos de extensão relacionados ao curso de rádio e TV da UFPB.
Fontes:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=bom_dia_maria_de_nazare
http://www.cchla.ufrn.br/eventos/XII_Humanidades/mostraDeVideo.htm