O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/09/2015

Assunção

Localizado na Microrregião do Cariri Ocidental. O município foi criado em 29 de Abril de 1994, e inicialmente recebeu o nome de Estaca Zero.
Data de publicação: setembro 29, 2015

Localização: Mesorregião Borborema e Microrregião Cariri Ocidental.

Limites geográficos municipais: Limita-se ao norte com os municípios de Junco do Seridó e Tenório, leste com Juazeirinho, sul com Taperoá e Oeste com Junco do Seridó e Salgadinho.

Área territorial: 126 km²

População: 3.471 habitantes. IBGE/2009

Gentílico: Assunçãoense.

Distância da capital João Pessoa: 250 km

Acesso a partir de João Pessoa: BR-230, em trecho de 250 km até o entroncamento da BR-230 com a rodovia estadual PB-238, passando por Campina Grande, Soledade e Juazeirinho. A partir daí segue-se pela rodovia estadual PB-288 em trecho de 07 km até a cidade de Assunção sede do município.

Data da emancipação política: 29 de abril de 1994

Configurações geomorfológicas: A topografia apresenta predominantemente relevo ondulado a suavemente com cotas entre 550metros a 650 metros, com exceção de áreas situadas na porção noroeste como na Serra do Frade onde as cotas apresentam valores entre 650 metros à 880metros

Altitudes: A sede municipal situa-se a uma altitude de 574 metros.

Vegetação: A vegetação é do tipo caatinga hiperxerófila do Seridó.

Hidrografias: O município de Assunção encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Paraíba, sub-bacia Taperoá. Seus principais tributários são os Riachos: do Junco, dos Frades, Catolé, da Cachoeira, Mucutu, da Canoa, Capim-Açu, dos Ferros, Olho da Serrinha e Quixelô. Os principais corpos de acumulação são: o Açude Seridozinho, e as Lagoas: da Maçaranduba, dos Frades, da Serra Branca, do Cavalo e dos Tanques. Os principais cursos d’ água no município têm regime de escoamento Intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

Economia: concentra-se principalmente no setor primário, através da agricultura e da pecuária com participação na faixa de 50,1 a 75%, o setor terciário com 5 a 25% e o setor secundário com 0 a 15%.

História do município:

A região onde se encontra a atual cidade de Assunção fazia parte das sesmarias dos Oliveira Ledo, que desbravaram o Cariri e o Sertão paraibano. Ana de Oliveira, irmã de Teodósio de Oliveira Ledo, fixou residência na fazenda conforme informações do Sr. Wilson Seixas, que extraiu do livro de notas n° 8. O município de Assunção foi criado em 29 de Abril de 1994, e inicialmente recebeu o nome de Estaca Zero; sendo distrito de dois municípios, Juazeirinho e Taperoá, e para que ocorresse sua emancipação, houve um movimento social da comunidade, ou seja, um plebiscito, onde a população votou democraticamente e o município concretamente passou a ser cidade.

Costumes e festas populares: Festa de São Pedro.

Fontes:

http://www.assuncao.pb.gov.br/cidade?id=16

https://pt.wikipedia.org/wiki/Assun%C3%A7%C3%A3o_(Para%C3%ADba)

http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-assuncao.html

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/ASSU018.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *