O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/10/2016

Coxixola

Microrregião do Cariri Ocidental. O nome do município tem origem Tupi-Guarani “Cochicholo - Casa Pequena”.
Data de publicação: outubro 21, 2016

Localização: Microrregião do Cariri Ocidental

Limites geográficos municipais: Limita-se ao norte com São João do Cariri e Serra Branca, ao sul Caraúbas e Congo, ao leste Carnaúbas e ao oeste Serra Branca.

Área territorial: 119,059 km²

População: 1 802 hab. IBGE/2012

Gentílico: Coxixolense

Distância da capital João Pessoa: 247 km

Acesso a partir de João Pessoa: pelas rodovias BR 230/BR 412/PB

200/PB.

Data da emancipação política: 15 de novembro de 1994

Configurações geomorfológicas: O município de Coxixola, está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta.

A área da unidade é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo.

Altitudes: Variam entre 650 a 1.000 metros

Vegetação: A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.

Hidrografias: O município de Coxixola encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, região do Alto Paraíba.

Os principais cursos d’ água são: o Rio Sucuru e os riachos Grande, da Coxixola, das Cacimbas e do Biju. O principal corpo de acumulação é a Lagoa da Serrota. Todos os cursos d’ água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

Economia: Agropecuária e agricultura.

História do município:

Segundo a tradição oral alguém que passava ao Sul de Coxixola, encontrou caboclos que batiam tijolos. Quando interrogados por que faziam tijolos, responderam: Vamos fazer um Cochicholo (Casa Pequena – Tupi-Guarani). Construído o pequeno Chalé, os tropeiros que aqui passavam reuniam-se para comer, dança, rezar e dormir. Então o povoado teve início em sua parte Sul.

Ao Norte do riacho Espinheiro, o primeiro morador foi o senhor Felix Tito, trineto e vaqueiro do capitão Domingos de Farias Castro, português que veio possuir terras e gados no Brasil em 1700, adquirindo terras dos Oliveira Ledo.

Este capitão teve 10 filhos e entre eles existiram duas filhas que geraram descendentes que possuíram terras ou moraram em Coxixola.

A filha Izabel de Farias casou-se com José da Costa Romeu que a após viúvo, casou-se com Izabel Bezerra, sendo os pais de Hilário da Costa Romeu, pai do Major Domingos da Costa Ramos, nosso primeiro habitante, nascido em 7 de maio de 1797. Ele foi pioneiro no Cariri, na utilização da prensa para enfardamento de algodão.

Outra filha de Domingos Faria Castro, foi Ana de Faria Castro, descende Inácio de Faria Castro neto de Antão da Cruz Porto e Ana de Oliveira irmã de Teodósio de Oliveira Ledo, fundador de Campina Grande, mãe de Porfírio José Limeira, pai de Firmino José Limeira que residiu em Coxixola. Pois, seu inventário iniciado em 1916 fala de um sítio de nome Muqueca, próximo ao nosso povoado.

Também era filho de Inácio Faria Castro, Tito de Sousa Aragão, pai de Felix Tito nascido em 1854, um dos primeiros moradores de Coxixola.

Nosso morador da parte Sul, o Major Domingos faleceu em 1878 deixando aqui o Major Domingos II. Que daqui retirou-se em 1892 vendendo suas terras ao senhor Zeca Cipriano que era casado com Dona Florzinha com quem teve 17 filhos. O mais novo, o senhor João Zeca nascido em 9 de Maio de 1902 e falecido em 22 de dezembro de 1999. Segundo ele seu pai tinha adquirido o vapor de algodão que ocupava a vida de todos os filhos e tropeiros que descaroçavam o algodão e o conduziam para Campina Grande, em seus burros que ficavam amarrados onde hoje é a Praça da Bandeira.

Turismo: Embora não muito desenvolvido, o município oferece grande potencial para o turismo rural.

Manifestações do município: Festa do padroeiro São José; Festa da Cabra Leiteira, entre outras.

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coxixola

http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-coxixola.html

http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=250485&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas

http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/COXI063.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *