O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/04/2016

Grupo Cultural Os Cariris

O nome origina-se da palavra Kiriri, tribo indígena que habitou a região de Taperoá. O símbolo do grupo foi criado pelo escritor Ariano Suassuna.
Data de publicação: abril 18, 2016

Município: Taperoá – PB

Fundação: 17 de abril de 1988

Temas / Apresentações: a dança folclórica, Cambindas, danças de salão, xaxado, coco de roda e xote batido.

O Grupo de Cultura “Os Cariris” foi fundado através de um projeto idealizado pela professora Lúcia Maciel, que juntou alguns jovens com a intenção de formar um grupo de dança para fazer apresentações apenas na época do São João.

A primeira apresentação aconteceu no dia 23 de junho desse mesmo ano, durante o São João de rua da cidade. As danças mostradas foram: o camaleão, o xote, a araruna e o galope, que fazem parte da sequência nordestina do grupo. Ela retrata o São João do início do século XX e é conhecida também como dança de salão porque fazia parte das danças de salão da corte real do final do século XIX e início do século XX, passando depois a fazer parte das festas juninas, com novos ritmos, músicas e indumentárias.

O nome “Os Cariris”, origina-se da palavra Kiriri, tribo indígena que habitou a região de Taperoá. O símbolo do grupo foi criado pelo escritor Ariano Suassuna. Trata-se de uma machadinha, instrumento agrícola muito utilizado pelos índios Kiriri. Ao redor da machadinha, existem doze círculos, seis de cada lado, representando as famílias fundadoras de Batalhão. Nas extremidades, são observadas as letras VB, símbolo referente ao ferro utilizado para marcar os animais dos fazendeiros, juntamente com a letra do dono.

O grupo tem como objetivo manter viva a memória cultural da nossa terra, através das várias formas e expressões culturais, ou seja, na dança folclórica e moderna, teatro, música e artesanato; além de exercer atividades sociais. “Desde o início, o grupo foi idealizado não só para resgatar as tradições folclóricas na nossa região, mas também para incentivar os jovens, para que eles não busquem o caminho das drogas e da prostituição”, declara Claudete Vieira, coordenadora.

Atualmente, a entidade possui dois projetos voltados para crianças: “Os Cariris Mirins”, que existe há mais de cinco anos e trabalha com cerca de 20 crianças e uma escolinha de futebol de salão, coordenada por Iranildo Morais, que atende uma média de 80 crianças carentes.

Durante a sua existência, “Os Cariris” representou a Paraíba em diversos festivais pelo Brasil e exterior, como 12º Festival de Folclore em Caruaru (PE), de onde surgiu o convite para o 21º Festival Internacional de Folclore da França, em julho de 1993, II Festival Internacional de Folclore, em Campina Grande (PB), 34ª Feira dos Estados, na cidade de Brasília (DF), II Festival Internacional de Folclore, no Paraná, XXII Festival Nacional de Folguedos, em Teresina (PI).

Os Cariris foi o primeiro grupo de dança a fazer uma apresentação no Palácio do Governo da Paraíba, a convite do então Governador do Estado, Ronaldo da Cunha Lima, que costumava se referir ao grupo como “a menina dos olhos” dele. “O convite surgiu logo que chegamos da França. Foi uma forma de agradecer o apoio dado por ele (Ronaldo) para que pudéssemos viajar a Europa”. Na ocasião, estava presente o então Procurador Geral da República, Aristides Junqueira.

O espetáculo “Nordeste em Vida”, idealizado pela coreógrafa Alice Monteiro de Lima e Dulce Monteiro de Farias, que já foi apresentado em várias regiões brasileiras está sendo retomado, com algumas mudanças e acréscimos de algumas danças, como frevo e cavalo marinho.

Fontes:

http://www.meutaperoa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=57:taperoa-cariris-cultura-paraiba&catid=38:cultura&Itemid=50

http://www.taperoa.com/grupo-os-cariris-filarmonica-municipal-balduino-lelys-e-outras-personalidades-receberam-homenagens-em-taperoa/

http://www.taperoa.pb.gov.br/servicos/noticias/grupos-folcloricos-paraibanos-e-de-varios-paises-serao-vistos-no-4%BA-festival-cariri-a247.html

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *