Município: João Pessoa – PB
Ano de criação: 2007
Coordenador/ Diretor: Márcio Marciano (dramaturgo) e fundador da Cia. Do Latão
Apoiadores: Adriano Cabral, Gabriela Arruda, Lara Torrezan, Márcio Marciano, Mayra Ferreira, Nuriey Castro, Paula Coelho, Ricardo Canella, Verônica Cavalcanti, Vítor Blam e Zezita Matos.
Participações: IV Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, de São Paulo; Milagre Brasileiro, contemplado com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro – FUNARTE / 2008; O Deus da Fortuna, Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2010; e Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2011.
Espetáculos: Brevidades, O Deus da Fortuna, História de Sem Réis, Milagre Brasileiro, Quebre – Quilos.
Contatos: (83) 99624-8498 / 98607-5670
E-mail: alfenim@coletivoalfenim.com.br
Site: www.coletivoalfenim.com.br
Coletivo Teatral surgido em abril de 2007. Idealizado pelo dramaturgo e encenador paulista Márcio Marciano, fundador da Companhia do Latão, de São Paulo, e radicado em João Pessoa desde 2006. Seu primeiro trabalho, Quebra-Quilos, foi criado segundo o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto da peça é escrito em sala de ensaios com a participação dos atores. O espetáculo estreou em novembro de 2007 no Seminário de Dramaturgia Brasileira, evento da programação do Festival de Teatro Nacional de Recife.
O grupo é um dos idealizadores do Movimento Lapada, que reúne coletivos teatrais do Nordeste com o intuito de realizar intercâmbios artísticos. Com patrocínio da Petrobras, o coletivo de teatro alfenim realizou o seminário A Atualidade de Machado de Assis e o projeto Figurações Brasileiras.
O Coletivo já esteve em Salvador, Rio de Janeiro, são Paulo, Recife, Brasília, Maceió, Aracaju, Porto Velho e Belo Horizonte apresentando seus espetáculos. O Alfenim realiza a oficina “Exercícios para uma cena dialética” voltada para atores, diretores, dramaturgos e estudantes de teatro.
O grupo também aborda assuntos brasileiros através de criações autorais, onde realizam pesquisa para a construção do espetáculo. Os frutos deste trabalho são textos criados em experimentação, com a participação de atores e outros artistas colaboradores.
O Coletivo Teatro Alfenim também experimenta a comédia, como um propósito de desmascarar a maquinaria teatral utilizada para escamotear a lógica criminosa do capital especulativo, e seus derivativos “metafisicantes”.
Fontes:
http://coletivoalfenim.com.br/blog/
http://www.cooperativadeteatro.com.br/coletivo-de-teatro-alfenim-esta-em-sao-paulo/
http://coletivoalfenim.com.br/category/agenda/
http://www.memorialdeartescenicas.com.br/site/teatro-c2/169-alfenim-teatro.html
http://www.cooperativadeteatro.com.br/coletivo-de-teatro-alfenim-esta-em-sao-paulo/