O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/06/2016

Zé Vicente da Paraíba

Figura lendária da tradicional cantoria paraibana, e da cultura popular brasileira. "O velho cantador" permanece presente entre as novas gerações da viola.
Data de publicação: junho 20, 2016

Naturalidade: Pocinhos – PB

Nascimento: 07 de agosto de 1922.

Falecimento: 09 de maio de 2008 em Bezerros – PE.

Atividade artístico-cultural: Repentista

Prêmios: Talentos da Maturidade, promovido pelo Banco Real, o artista concorreu na categoria Contador de História, com a história “Minha viola, minha vida”.

Zé Vicente da Paraíba começou a tocar viola na adolescência, incentivado pelo pai, que o levava para assistir as cantorias de violeiros nas fazendas próximas a sua casa, tornou-se profissional nos anos de 1940, tocando ao lado dos Irmãos Batista e Pinto de Monteiro.

Em 1955, gravou o primeiro LP de cantoria. Foi o primeiro do gênero gravado no Brasil, pela extinta gravadora pernambucana. Na década de 1970 seus versos foram gravados por grandes artistas da MPB (Zé Ramalho, Alceu Valença, Marília Pêra, Ruy Maurity).

Em 2005 gravou seu primeiro CD intitulado “Zé Vicente da Paraíba, Viola e Amigos”, com um perfil inovador nesse gênero musical, onde misturou poesias com violas, coco com Hip Hop, banda de pífano, dando uma nova sonoridade à cantoria.

Esse trabalho contou com a participação de ilustres repentistas, tais como, Raulino Silva, Rogério Meneses, Hipólito Moura, Antônio Lisboa, Edmilson Ferreira, Raimundo Caetano, Severino Feitosa e Daudete Bandeira, Oliveira de Panelas, bandas de pífanos, o forrozeiro Valdir Santos, o grande João do Pife, Tavares da Gaita, gênios do improviso e da poesia nordestina.

Figura lendária da tradicional cantoria paraibana e da cultura popular brasileira. “O velho cantador” permanece presente entre as novas gerações da viola como símbolo de grande representatividade artístico-cultural e exemplo de dom e talento.

 

Fontes:

http://mundocordel.blogspot.com.br/2008/02/viola-e-amigos.html

http://viladepatos.blogspot.com.br/2008/08/z-vicente-da-paraiba-2005-viola-e.html

http://culturanordestina.blogspot.com.br/2008/08/z-vicente-da-paraba-viola-e-amigos.html

http://pt-br.facebook.com/pages/Z%C3%A9-Vicente-da-Paraiba/293724177332862?sk=info

Pesquisador: José Paulo Ribeiro, e-mail: zepaulocordel@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *