Naturalidade: Patos – PB
Nascimento: 20 de junho de 1972
Contato: https://www.facebook.com/xistomedeiros.sousa
Atividades artístico-culturais: Contrabaixista, arranjador, compositor e produtor.
Estilo musical: Regional e Internacional.
Participações em Festivais: 26º, 27º e 28º Festival de Inverno de Campos do Jordão-SP; VIII Festival Internacional de Música de Câmara de Belém do Pará; I Festival Nacional de Música de Câmara da Paraíba; I Festival SESl de Música de Câmara de Pernambuco; III FENART Festival Nacional de Arte João Pessoa; I Festival de Música de Câmara de Curitiba.
Premiações: Em abril de 1996 obteve a primeira colocação no Prêmio Paraíba de Música e em agosto do mesmo ano foi terceiro lugar no I Concurso Nacional Jovens Cameristas.
O músico Xisto Medeiros pertence à terceira geração da família (Medeiros). Iniciou seus estudos musicais sob a orientação do seu tio João Linhares, e do professor Hector Rossi no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, onde concluiu o curso de Bacharelado em Contrabaixo (1997).
Diversidade de gêneros é algo que o contrabaixista conhece bem. Durante sua infância em Patos, Xisto ouvia bastante Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Trio Nordestino. No entanto, ao chegar à capital para estudar música, aos 13 anos, teve contato com outros universos. “Até então, meu repertório era muito regional. Foi em João Pessoa que eu passei a ter um contato mais aprofundado com a música erudita e, depois de um tempo, com o movimento jazz daqui, encabeçado por músicos da Orquestra Sinfônica”, relembra.
Sua bagagem está repleta de memoráveis apresentações, no ano 2000, foi convidado com o Quinteto da Paraíba a participar do concerto de comemoração dos 500 anos do Brasil com a Orquestra Sinfônica da Bahia, tendo como solistas: Luciano Pavarotti, Maria Bethânia e Gal Costa, concerto transmitido pela TV Bandeirante, para trinta e seis países.
Em 1992, participou do II Encontro Nacional de Contrabaixo no Instituto de Artes da UNESP-SP, sob a orientação do maestro Gary Karr, professor da Hartford University-USA, no mesmo encontro participou de Workshops com mestres do contrabaixo brasileiro como: Arthur Maia, Cláudio Bertrame, Arismar do Espirito Santo, Celso Pixinga entre outros.
Já tocou com diversos instrumentistas tais como: Nelson Ayres, Nailor “Proveta” Azevedo, Leo Gandelman, Carlos Malta, Toninho Ferragutti, Maestro Duda, Toninho Horta e Roberto Sion. Também tocou e gravou com Sivuca, Maestro Moacir Santos, Elba Ramalho, Elomar, Xangai, Virgínia Rosa, Luis Pastor, Arnaldo Antunes, Sandra de Sá, Vitor Ramil, Zélia Duncan, Ana Carolina, Cátia de França, Vital Farias, Orquestra Armorial, entre outros.
Idealizador e organizador do I e II PARAIBASS (Encontro Paraibano de Contrabaixistas), realizados em outubro de 1996 e outubro de 2000, contribuindo com o ensino e a difusão do contrabaixo elétrico e acústico no Estado da Paraíba.
O músico participou em 2007 com Chico César e o Quinteto da Paraíba da abertura dos Jogos Pân-Americanos, realizado no estádio do Maracanã (Rio de Janeiro RJ); do Master Class com renomados instrumentistas tais como: Robert Black, professor de contrabaixo de Connecticut Univerdity-USA, Milton Maciadre, professor da Universidade de Athens, Georgia-USA.
Sua carreira solo iniciou-se de fato com o lançamento do CD “Prana” em 2010, nele uma musica dedicada a sua esposa. Três anos depois, lançou o álbum “Black Xistus” em parceria com diversos artistas do rico cenário artístico-cultural da musica brasileira, tais como, Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Lucy Alves & Clã Brasil, Rinah Souto, Totonho, Fabíola Medeiros e Richard Bona.
Atualmente, é professor do departamento de musica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ocupa o cargo de I contrabaixo da Orquestra Sinfônica da Paraíba e é contrabaixista do Quinteto da Paraíba, Quarteto de Baixo Elétrico da Paraíba (Paraibass) e da banda de Chico César, com quem tem feito frequentes turnês nacionais e internacionais.
Fontes:
http://www.deoliveirabass.com/artista/xisto-medeiros/