Naturalidade: Areia – PB
Nascimento: 21 de fevereiro de 1855
Falecimento: 28 de junho de 1942
Atividades artístico-culturais: Sacerdote e político.
Walfredo Soares dos Santos Leal, filho de Matias Soares Cavalcante e Maria Emília dos Santos Leal. Iniciou os estudos primários em sua cidade natal, onde estudou também latim e francês. Em seguida, ingressou na vida religiosa, sendo ordenado padre em Roma; de volta ao Brasil, foi designado vigário de cidade de Guarabira.
Através de sua forte influência religiosa no Brejo e no Litoral da Paraíba o Monsenhor Walfredo Leal ingressou na política, sendo eleito deputado constituinte estadual em 1892, em seguida ocupou o cargo de vice-presidente do estado, chegando assumir o governo em diversas ocasiões.
Eleito deputado federal em 1901, e em 1908 foi eleito senador até 1917. Voltou a atuar diretamente no campo regional quando foi eleito deputado estadual no período de 1922 a 1930.
Walfredo Leal afastou-se da vida política publica após a revolução de 1930, quando todos os órgãos legislativos do país foram extintos. No campo jornalístico, esteve ligado ao jornal paraibano Diário do Estado.
Tio do ministro José Américo de Almeida, o Monsenhor Walfredo possuía uma fazenda no Sitio Jandaíra, localizado na cidade de Algodão de Jandaíra- PB. Conta-se que a mesma servia de abrigo para o cangaceiro Antônio Silvino, inimigo ferrenho do padre, que junto com seu bando alojava-se no sítio e usava todos os seus pertences, mesmo contra a vontade do padre, o qual eles chamavam de “padre três mochilas”. Para não encontrar com seu desafeto quando o bando se aproximava de suas terras ele partia em retirada para capital pessoense.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Valfredo_Soares_dos_Santos_Leal
http://www.algodaodejandaira.pb.gov.br/portal/index.php/item/17-quem-foi-monsenhor-walfredo-leal
http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/LEAL,%20Valfredo.pdf
http://escolawalfredoleal.blogspot.com.br/
http://algodaodejandaira.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html